Os postos de saúde de Belo Horizonte já não têm doses de vacinas contra a dengue. A Prefeitura aplicou 140 mil doses do imunizante Qdenga, sendo 100 mil em primeira dose, e outras 40 mil como segundas dose. Não há previsão para o retorno da imunização na capital mineira.
A subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond, explica que BH cumpriu o seu papel de aplicar todas as doses recebidas. “Já faz um tempo em que o Município recebeu essas doses para uma faixa etária específica e o público, em seguida, foi ampliado. Todas que recebemos foram aplicadas, cerca de 140 mil doses”, afirmou.
Ela explica que as doses fazem parte do Programa Nacional de Imunização. “Esse programa é coordenado pelo Ministério da Saúde, que adquire as vacinas e distribui aos estados, que fazem essa redistribuição aos municípios”, comentou. Segundo a subsecretária, caso haja um remanejamento do Estado de novas doses para a capital ou o recebimento de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde, a imunização será retomada.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que até 5 de maio, Minas Gerais recebeu 700.002 doses do imunizante. Desse total, 449.387 doses já foram aplicadas. “A pasta aguarda a nova entrega das doses pelo fornecedor para calcular os quantitativos e enviá-los aos estados, também levando em consideração os dados lançados na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)”, esclareceu.