O novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luiz Eduardo Falcão, tomou posse nesta quarta-feira (8/5), durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios. O evento foi realizado no Expominas, em Belo Horizonte.
Falcão também é prefeito de Patos de Minas e atualmente está sem partido. Ele foi eleito no ano passado em primeiro turno pelo Partido Novo, mas formalizou a sua saída na semana passada. O novo presidente alegou que deseja uma gestão independente e suprapartidária à frente da AMM.
Durante a posse, Falcão destacou que deseja se aproximar mais dos municípios pequenos, afirmando que são os que necessitam de um suporte maior da associação. “Dos 853 municípios de Minas Gerais, quase 500 têm menos de 10.188 habitantes. Eles têm o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com o índice de 0,6%. Então, são esses municípios que precisam de mais representatividade e de mais força”, afirmou.
Além disso, o presidente da AMM questionou a distribuição dos recursos oriundos de impostos: “De tudo que o brasileiro paga de imposto, a grande maioria dos recursos fica em Brasília. Muito distante de quem paga a conta, que é quem mora nos municípios. Quem tá lá (na capital federal) muitas vezes não sabe qual é a prioridade de um município. Quem sabe é o poder público municipal”, disse.
Luiz Eduardo Falcão foi eleito numa disputa que mobilizou os representantes de 649 prefeitos. Ele teve 55,6% dos votos, ou seja, um total de 361 contra 288 de Marcos Vinicius Bizarro (sem partido) que concorria à reeleição.