Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

Vem mais um João? Saiba quais foram os nomes de papas mais usados na história

Siga no

Ao longo da história, alguns nomes se tornaram mais usados que outros. É o caso de João, que é o mais popular entre os papas (Vatican Media/Divulgação)

O mundo inteiro aguarda, com expectativa, o momento em que a fumaça branca tomará conta do céu do Vaticano anunciando escolha do novo papa. Após ser eleito, o novo líder da Igreja Católica terá que anunciar o nome que usará durante seu pontificado e há muitos palpites sobre qual será escolhido.

Ao longo da história, alguns nomes se tornaram mais usados que outros. É o caso de João, que é o mais popular entre os papas, sendo usado pela última vez pelo papa João XXIII.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista em setembro de 2023, o papa Francisco deu um “spoiler” de que esse poderia ser o nome de seu sucessor. Em coletiva durante o voo de volta da Mongólia, ele foi questionado sobre a possibilidade de uma Viagem Apostólica ao Vietnã.

Em resposta, ele disse que “se eu não for, João XXIV certamente irá”, dando esperanças de que “João” possa ser o nome do próximo papa escolhido.

Mas, afinal, quais foram os nomes mais usados pelos líderes da Igreja Católica? E quais nunca foram escolhidos? Confira a lista abaixo!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os nomes mais e menos usados pelos papas

A tradição de mudar o nome após a eleição para o trono pontifício tornou-se um costume ao longo dos séculos e está ligada às origens da história da Igreja. Dessa forma, o nome de batismo é substituído pelo nome pontifício, para representar “um segundo nascimento”. O nome pontifício está ligado, muitas vezes, aos dos santos e apóstolos.

Entre os nomes mais utilizados pelos papas na história estão João (23 papas), Gregório (16 papas), Bento (16 papas), Clemente (14 papas), Inocêncio (13 papas), Leão (13 papas) e Pio (12 papas).

Outros nomes bíblicos bastante comuns, porém, nunca foram escolhidos. É o caso de José, Tiago, André e Lucas. Além disso, nenhum pontífice, até agora, escolheu chamar-se Pedro como se chamou o primeiro papa da Igreja Católica.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Habemus Papam: conclave elege novo papa

Conclave: confira o cronograma de votação do novo papa

Conclave: fumaça preta volta a sair da Capela Sistina; votações serão retomadas à tarde

Fumaça preta: Vaticano ainda não escolheu o sucessor do papa Francisco

Missa de abertura do conclave: brasileira lê, em português, a Oração Universal; conheça

‘Que seja eleito o papa que a humanidade precisa’, diz cardeal em missa que dá início ao conclave

Últimas notícias

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012

Homens atiram coquetéis molotov e incendeiam casa de Cazares, ex-Galo, no Equador

‘Varejo será duramente afetado pela alta dos juros’, diz presidente da CDL/BH sobre aumento da Selic

Cruzeiro eliminado da Copa Sul-Americana: ‘maior vexame da história do clube’

Brasileiro dom Aloísio Lorscheider já foi eleito papa, mas recusou o cargo; entenda

Supremo confirma legalidade de lei estadual sobre comércio de agrotóxicos

Belo Horizonte tem cinco homenagens a papas; saiba quais são e onde elas estão

Filipe Ferraz, o técnico multicampeão do Sada Cruzeiro

Mineirinho volta a sediar partidas de futsal com jogo entre Cruzeiro e Magnus