O desenvolvimento socioeconômico de Conceição do Mato Dentro, no Vale do Jequitinhonha, em especial as produções de queijo e mel da microrregião do Médio Espinhaço, foi pauta do programa 98 Talks, da Rede 98, nesta sexta-feira (9/5).
Investimentos na área de infraestrutura, mobilidade, educação, saúde, além de projetos de diversificação econômica, vindos da atividade mineradora na região, exploram as vocações produtivas de Conceição do Mato Dentro para além da mineração.
O diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American, Ivan Simões, destacou que o propósito da atuação da empresa na região é reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas que vivem nas comunidades no entorno do empreendimento Minas-Rio, que opera na localidade há 10 anos.
“Buscamos apoiar as cadeias produtivas por meio do Programa Crescer, especialmente a produção de leite, queijo e mel, de horticultura, de formação de jovens e de turismo, visando também para o empreendedorismo”, afirmou o dirigente.
Simões contou que os números mostram um aumento da geração de renda das pessoas que participam desses programas. São mais de 156 produtores de queijo apoiados pelo programa, 17 apicultores, produtores de hortaliças, pessoas treinadas para o setor turístico, agentes públicos e mais de 2 mil jovens atendidos nas formações voltadas para o empreendedorismo.
Segundo o dirigente, na apicultura, os produtores locais tiveram em média um aumento de renda de 66%, e na produção de queijo, 45%.
“A produção de queijo muito nos orgulha, e nós contribuímos para aumentar a qualidade dos produtos. Hoje, a região tem vários medalhistas em concursos internacionais com os melhores queijos do mundo, saídos da microrregião do Médio Espinhaço, onde estão os nossos produtores, resgatando a tradicionalidade do queijo do Serro”, destacou Ivan Simões.
Os impactos são sentidos também por meio da interação da empresa com os membros da comunidade, que propõem projetos econômicos e sociais que devem receber o aporte da mineradora na região.
“As próprias instituições e os próprios membros da comunidade propõem os projetos para que a Anglo American apoie por meio de editais. Então, as ações da comunidade recebem recursos dentro das temáticas abordadas nos editais”, explica Ivan Simões.
Esporte, turismo, cultura e patrimônio, educação, capacitação, saúde, bem-estar, saneamento e água estão entre as temáticas. De acordo com a empresa, em 2024, foram 27 projetos que receberam recursos, beneficiando mais de 5 mil pessoas.