PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conta de luz fica mais cara em agosto: Aneel aciona bandeira vermelha patamar 2

Siga no

A conta de luz ficará mais cara (foto: Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Prepare-se para um aumento na conta de luz em agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária vermelha patamar 2 — a mais cara do sistema — será acionada no próximo mês. Com isso, haverá um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos, reflexo da queda no volume de chuvas e do consequente aumento na geração por fontes mais caras, como as termelétricas.Segundo a agência, a adoção da bandeira no patamar 2, após ter acionado o patamar 1 em junho e julho, ocorreu diante do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país, o que reduziu a geração hidrelétrica.

“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, disse a Aneel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela por conta do baixo volume de chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. Além disso, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, alertou a agência reguladora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 kWh consumidos. Na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Já a bandeira vermelha possui dois patamares. No primeiro, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,463 para cada 100 kWh consumidos. No patamar 2, o valor passa para R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Operação mira supostos infiltrados do PCC e prende ex-estagiário do MP, policial e ex-agente em São Paulo

Brasil vai parar vacinação contra dengue com imunizante do Butantan após mortes suspeitas

CNH sem multas: nova lei permite renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação

Acordo de delação de Daniel Vorcaro entra em semana decisiva de negociações

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Para relator, pressão dos EUA a Pix deve ajudar a votar PEC do BC na próxima semana

Últimas notícias

Fora da Copa do Mundo, árbitro se manifesta após ser barrado nos Estados Unidos

Cleitinho, Republicanos e uma pré-campanha com problemas

Suspensão da vacina contra a dengue está dentro dos protocolos, diz infectologista

Tomei a vacina contra dengue do Butantan, e agora? Saiba o que fazer a após suspensão do imunizante

Mineirão inicia plantio do gramado de inverno visando retomada da temporada

Minas lança plano de combate a incêndios florestais com investimento de R$ 440 milhões até 2031

Papa Leão XIV reúne mais de 70 mil fiéis no Santiago Bernabéu durante visita à Espanha

Em greve, professores de BH marcam nova assembleia nesta quarta-feira

PT lança carta para evangélicos, evita pautas de costumes e reforça programas de Lula