PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

João XXIII tem leitos de UTI pediátrica ampliados para atender casos de doenças respiratórias

Siga no

Hospital João XXIII em Belo Horizonte amplia leitos de UTI para atendimento de casos de doenças respiratórias (Google Street View/Divulgação)

Compartilhar matéria

Os leitos de terapia intensiva pediátrica do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, foram ampliados para dez novas vagas nesta segunda-feira (19/5), em decorrência do aumento de casos de doenças respiratórias no estado.

Eles vão ser destinados aos pacientes do Hospital Infantil João Paulo II, que também integra o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da rede Fhemig.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a nova estrutura, o João XXIII passa a contar com 20 leitos de UTI pediátrica, dobrando a capacidade anterior. Já o João Paulo II mantém 16 leitos de UTI pediátrica e 12 de terapia semi-intensiva, estes últimos em funcionamento desde o início de abril.

“A abertura desses novos leitos de UTI pediátrica reforça nosso compromisso com a assistência de qualidade e com a proteção das crianças mineiras. Estamos agindo de forma rápida e coordenada para responder ao aumento dos casos de doenças respiratórias, ampliando a estrutura hospitalar nas unidades mais estratégicas do estado”, destaca o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Ainda nesta segunda-feira, também foram abertos 10 leitos de cuidados neonatais na Maternidade Odete Valadares e outros três de UTI adulto no Hospital Júlia Kubitschek.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao todo, o Complexo Hospitalar de Urgência da capital mineira passa a oferecer 136 leitos de terapia intensiva e semi-intensiva, sendo 48 pediátricos e 88 destinados ao público adulto.

Apoio financeiro a municípios

Segundo o governo do estado, além da expansão na rede hospitalar, a SES antecipou mais R$ 2 milhões a 13 municípios que decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao agravamento dos casos de SRAG.

O valor corresponde à terceira parcela do financiamento estadual para o enfrentamento de doenças respiratórias e arboviroses como dengue, chikungunya e zika.

As cidades beneficiadas são Caratinga, Divinópolis, Ibirité, Itabira, Lagoa Santa, Mariana, Montes Claros, Pará de Minas, Patos de Minas, São João da Ponte, São Sebastião do Paraíso, Timóteo e Vespasiano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A medida se soma à antecipação de cerca de R$ 8 milhões anunciada pelo secretário Fábio Baccheretti no início de maio.

Desse valor, R$ 5,7 milhões foram direcionados ao enfrentamento das doenças respiratórias em cidades como Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Diamantina, Ipatinga, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas e Unaí.

Outros R$ 1,3 milhão foram antecipados para municípios do Triângulo Mineiro que enfrentam alta nos casos de arboviroses, como Uberlândia e Araguari, que também estão em emergência por SRAG.

*Com informações da Agência Minas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Incêndio em lote ao lado de escola provoca evacuação de 200 crianças em BH

Pesquisa aponta rádio como um dos meios mais confiáveis para consumir notícias na Grande BH; ‘a lealdade é intergeracional’

Mais de 700 bairros podem ficar sem água em BH e outras sete cidades

Prefeitura procura novas tecnologias para a limpeza da Lagoa da Pampulha

‘BH é nosotros’ e ‘bilhete ao prisioneiro’: os letreiros da Festa da Luz em 2026

Festa da Luz começa nesta quinta em BH; veja atrações, interdições no trânsito e programação gratuita

Últimas notícias

Japão empata com a Suécia, se classifica, e enfrentará o Brasil na Copa do Mundo

Holanda vence a Tunísia e se classifica na Copa do Mundo como líder do Grupo F

América anuncia a contratação de Gabriel Domingos, ex-Amazonas

Itamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremoto na Venezuela

Tarifas dos Estados Unidos podem paralisar mais da metade das usinas de ferro gusa e ameaçar empregos em Minas

Veneno, Riquelme e mais: cinco destaques do Atlético são convocados para a Seleção Brasileira Sub-17

Sindifer-MG alerta que tarifa dos EUA pode paralisar 55% das usinas de ferro-gusa

Costa do Marfim vence, elimina Curaçao, e garante classificação inédita na Copa do Mundo

PGR rejeita proposta de delação de ex-presidente do BRB por falta de fatos inéditos