Alckmin celebra o livre comércio no BRICS: ‘o caminho é o diálogo’

Por

Agência Estado

Siga no

Vice-presidente evitou falar sobre as sobretaxas de Donald Trump (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (21/05), Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ressaltou a importância do livre comércio na economia mundial, em especial para os países do BRICS. Em entrevista coletiva, Alckmin enfatizou a aprovação consensual pelos representantes da indústria e comércio do Brics de um documento do bloco, que dá importância ao multilateralismo, livre comércio e Organização Mundial do Comércio (OMC). Porém, não esclareceu se houve diálogos sobre as sobretaxas comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Houve um documento aprovado por todos os países que compõem os 11 países que compõem o Brics, estabelecendo nesse consenso a defesa do multilateralismo e o livre comércio. Então, todo o Brics defende o multilateralismo, defende o livre comércio, o respeito às regras e o fortalecimento da OMC, o desenvolvimento do comércio”, enfatizou o vice-presidente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar de não ter respondido sobre o tarifaço, Alckmin comentou sobre uma “crise do multilateralismo”, que, segundo ele, tem um papel importante no desenvolvimento, na geração de emprego e renda e no desenvolvimento dos países. “Para as crises do multilateralismo do comércio, o caminho é mais multilateralismo e mais comércio, e o caminho é um diálogo. Isso é o que se exercitou hoje em dia todo, com países que são diferentes, não só como um misto econômico, geográfico, cultural, mas que têm uma identidade e um compromisso com o desenvolvimento.”

Usando uma das expressões mais habituais, o ministro defendeu que o comércio exterior tem de ser um “ganha-ganha”, um “win-win”, como fez questão de reforçar após o encontro internacional. “Eu sou mais eficiente num setor, eu vendo. O outro é mais eficiente no outro setor, ele vende pra mim. Quem ganha é o conjunto da sociedade, pois tem muito de complementariedade econômica. Ninguém faz tudo sozinho, você tem cadeias produtivas com complementariedade econômica”, disse.

O vice-presidente disse ainda que o bloco não discutiu sobre a gripe aviária no Brasil, mas aproveitou para elogiar o trabalho do Ministério da Agricultura. “Não foi falado, não foi nem mencionado. A gripe aviária existe em vários lugares no mundo, é um vírus. Então, eu sei que tem um episódio aqui, tem um episódio lá. O importante é que a ação brasileira do Mapa foi muito rápida. Ela foi imediata, no sentido de isolar a área”, congratulou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Educação fiscal ainda é desafio entre jovens; Fundação CDL promove palestras sobre o assunto

Ibovespa ganha fôlego e sustenta 140 mil pontos no encerramento pela 1ª vez; dólar sobe 0,25%

‘Criamos um hub de inovação na área da saúde’ diz presidente da Unimed BH

Contribuintes podem conferir pelo Banco Central se tem direito a valores esquecidos em contas bancárias

Ouro fecha em alta, com dólar fraco e incertezas fiscais e geopolíticas

Cerca de 20 milhões ainda não declararam Imposto de Renda em 2025

Últimas notícias

(NÃO PUBLICAR) Produção de aço bruto cai em Minas Gerais pela 2ª vez seguida em 2025

Concorra a ingressos: 22ª Festa Junina do Rotary Club Barro Preto

Juliano Lopes explica medidas para melhorar a mobilidade urbana em BH

Tottenham é campeão da Europa League após 17 anos sem títulos!

Fernanda Altoé: ‘O que lota o nosso plenário é decidir quem vai usar qual banheiro’

Secretário americano admite ‘grande possibilidade’ de sanções contra Moraes

Fiemg inaugura novo centro de treinamento da indústria em Betim

Lula diz que MP do setor elétrico vai garantir liberdade para consumidor e ‘justiça tarifária’

Endrick lesionado! Atacante está fora da primeira convocação de Ancelotti