A vacinação contra a gripe começa a acontecer nas escolas municipais de Belo Horizonte a partir desta terça-feira. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre as crianças, um dos dos grupos mais vulneráveis às formas graves de doenças respiratórias.
Segundo a prefeitura, atualmente a cobertura vacinal nos pequenos de 6 meses a menores de 6 anos está em aproximadamente 31%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Os alunos também poderão receber, de acordo com a situação vacinal, as doses para a prevenção da poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, varicela, febre amarela, meningite e covid-19.
Além dos estudantes, profissionais das instituições de ensino que ainda não foram imunizados também poderão receber as doses diretamente nas escolas.
A imunização vai acontecer mediante a autorização dos pais, mães ou responsáveis legais. Eles deverão assinar um termo que será previamente distribuído nas instituições. A verificação do documento, devidamente preenchido e assinado, é de responsabilidade das equipes de saúde.
Documentação para vacinação
Alunos e trabalhadores das escolas que forem receber a vacina devem apresentar, preferencialmente, um documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, além do CPF e cartão de vacina, para que o registro seja feito corretamente.