PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

História não se compra: sabores e memórias de BH no Matula 98

Por

Felipe Varoni

Siga no

História que se serve à mesa. No Matula 98, os sabores e memórias da Cantina do Lucas e do Bar do Zezé, dois ícones de BH. (Foto: Felipe Varoni)

Compartilhar matéria

Um passeio pelos sabores, causos e memórias que moldaram a alma de Belo Horizonte. Esse é o tema do Matula 98 deste sábado (31/5).
O programa recebe dois representantes de verdadeiros templos da nossa cultura e culinária: Antônio Mourão, da tradicional Cantina do Lucas, e Vitor Martins, do lendário Bar do Zezé, ambos ícones quando pensamos nesse dois lugares icônicos de BH.
O papo é tradição, história e de como a gastronomia ajuda a construí-las. Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH são exemplos de como os movimentos urbanos sempre tiveram relações com bares e restaurantes.

Surgimento da Cantina do Lucas

A Cantina do Lucas faz parte da história de BH e dos belo-horizontinos desde 1962. Em seus encantos, grandes histórias e a tradicional e consagrada gastronomia que preserva sempre a essência do sabor e da qualidade.
É dentro do histórico edifício Arcângelo Maletta, lugar da primeira escada rolante de Belo Horizonte, que reside a carismática Cantina do Lucas, único restaurante em Minas Gerais agraciado com a honraria de ser Patrimônio Cultural da cidade.
Lugar de interessantíssimas e curiosas histórias, a Cantina do Lucas contabiliza páginas e páginas na vida capital. Para quem aprecia a história da Cantina do Lucas e do Bar do Zezé em BH, suas mesas são onde a cultura se movimentava, resistia-se à ditadura e as decisões tomadas repercutiam até mesmo na política nacional. Por lá passaram – e ainda passam – formadores de opinião, cineastas, jornalistas, escritores, poetas, músicos, políticos, artistas, advogados e estudantes.
Por toda sua importância, a Cantina do Lucas foi tombada como Patrimônio Cultural da capital mineira, em 9 de dezembro de 1997.
Para quem é apaixonado por gastronomia e história, é imprescindível dar uma passadinha na Cantina e conhecer essa referência cultural e gastronômica da capital mineira. A Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH formam um legado único para quem deseja vivenciar o verdadeiro espírito mineiro. Como já dizia Fernando Brant, um dos compositores do Clube da Esquina:
“Lá se vão os anos, mas o Lucas continua a ser um bar atemporal, em termos de qualidade de comida, da bebida sempre confiável e da atenção e carinho de quem nos serve. É um refúgio para quem gosta da noite e de uma conversa inteligente. Diria mais: é o bar de todos os mineiros, estejam eles na província ou em qualquer outro ponto do planeta. Um lugar de aconchego, para os mineiros universais”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cultura, resistência e história na Cantina

A efervescência cultural dessa época fez da Cantina do Lucas o anfiteatro das grandes discussões em torno da música, do cinema novo, da arquitetura, da literatura e do existencialismo. Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH marcaram essa era.
Frequentadores de nome como Milton Nascimento, assim como Toninho Horta e o resto do pessoal do Clube da Esquina. Isso sem citar os apaixonados pelo cinema, como os diretores Carlos Prates Corrêa e Shubert Magalhães, jornalistas como Ronaldo Brandão e Flávio Márcio e uma infinidade de nomes.

O histórico Bar do Zezé

Criado como mercearia em 1979 por José Batista Martins, o Zezé, e seu irmão – que não ficou muito tempo na sociedade –, temos aqui um clássico! Tão clássico que o bar se confunde com o bairro do Barreiro. A história da Cantina do Lucas e Bar do Zezé em BH é de pura tradição.
A mercearia se tornou bar por insistência dos clientes, que tomavam cerveja no balcão e pediam para que a esposa de Zezé, Alfa (criada numa fazenda em João Monlevade), cozinheira de mão cheia que tocava a mercearia com ele, preparasse tira-gostos.

Compartilhar matéria

Siga no

Felipe Varoni

Estudante de Publicidade e Propaganda na PUC Minas. Parte da equipe de produto da Rádio 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Gastronomia

Brasil tem seis restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

Gracyovos: Gracyanne Barbosa lança marca de ‘ovos de luxo’

28ª edição do Restaurant Week procura, em BH, os sabores da Itália

Semana Internacional do Café: Belo Horizonte recebe principal encontro de cafés do Brasil em novembro

Nos bastidores do MasterChef: Maria do Carmo e Gui Poulain no Matula 98

Matula 98 conecta sabores de BH à Tailândia e Macau, em edição especial

Últimas notícias

Atacante na mira! Cruzeiro monitora situação de Everton Cebolinha, do Flamengo

Carreta fica atravessada na pista e interdita trânsito na BR-040

Incêndio de grandes proporções atinge prédio na avenida Raja Gabaglia, em BH

Gabigol nega problemas com Tite: ‘não tivemos nenhuma discussão e respeito ele’

Clube inglês faz consulta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro descarta negociação

Intervenção na Venezuela seria catástrofe humanitária, diz Lula

Operação Rejeito: STF revoga prisões de investigados em esquema de fraude na mineração

Último campeão do futebol brasileiro sai na antevéspera de Ano Novo

Governo estadual nomeia 233 novos policiais civis do concurso do ano passado e excedentes de 2021