Anderson Torres alega no STF que sempre disse a Bolsonaro que não havia fraude nas urnas

Siga no

Anderson Torres disse que nunca questionou lisura do processo eleitoral (Reprodução/TV Justiça)

Compartilhar matéria

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres foi cobrado nesta terça-feira (10/6) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a explicar os questionamentos às urnas que fez na reunião ministerial de 5 de julho de 2022. Torres está sendo interrogado na ação penal da trama golpista.

Em sua defesa, o ex-ministro negou ter encontrado indícios de fraude nas urnas e declarou que todas as opiniões que emitiu foram baseadas nas recomendações de segurança feitas por peritos da Polícia Federal (PF).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu nunca questionei a lisura do processo eleitoral. Todas as minhas falas são em relação às sugestões de melhorias que os peritos trouxeram naqueles documentos”, argumentou.

O ex-ministro afirmou também que, quando questionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por outras autoridades do governo, sempre defendeu que não havia pairava nenhuma suspeita sobre o sistema de votação.

“Tecnicamente falando nós não temos nada que aponte fraude nas urnas. Nunca chegou essa notícia até mim. E quando era questionado pelo presidente ou por qualquer autoridade eu sempre passei isso. Que nós não tínhamos tecnicamente nada a dizer sobre as urnas eletrônicas.”

Torres participou da transmissão ao vivo feita por Bolsonaro no dia 29 de julho de 2021, no Palácio da Alvorada, que segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) marca o início da trama golpista. Na live, Bolsonaro fez acusações sem provas contra as urnas e a segurança do processo eleitoral.

Na reunião ministerial, Torres também atacou o Supremo Tribunal Federal. A Moraes, o ex-ministro justificou que era um momento “muito acirrado na relação entre o Executivo e o Judiciário”.

“Eu fui um dos que mais me esforcei para que essa relação não se esbagaçasse. Eu tentei de todas as formas manter o diálogo, mas eu sentia uma pressão muito grande”, declarou.

Anderson Torres também precisou explicar por que não trouxe o celular quando se entregou à PF para ser preso preventivamente em janeiro de 2023, após os atos golpistas na Praça dos Três Poderes. Na época, ele era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, mas estava de férias com a família nos Estados Unidos.

Torres alega que perdeu o aparelho e que isso prejudicou sua defesa. “Foi momento mais duro da minha vida. Saí daqui como secretário de segurança e saiu minha prisão. Isso me deixou completamente transtornado. Eu perdi equilíbrio completamente com aquela notícia da prisão”, desabafou. “Eu não tinha nada a esconder. Tanto que forneci a senha da nuvem do celular à Polícia Federal.”

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Novas regras do Pix: entenda o que muda

Sem Pix: Lula diz que jamais pediria dinheiro ao povo e chama Bolsonaro de ‘frouxo’

Fique atento: UPA Venda Nova está de endereço novo

Inflação, juros e insegurança derrubam confiança do consumidor em BH, aponta levantamento

Trump responde se vai deportar Musk e ameaça usar Doge: ‘Monstro que vai comer o Elon’

AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF

Últimas notícias

Mais agilidade, mais vendas! Consultoria desenvolve cardápio digital interativo sem custos para associados CDL/BH

Mude a identidade visual da sua empresa com esta consultoria especializada e gratuita para associados CDL/BH

Sua loja em alta performance! Consultoria avalia estrutura física, atendimento e gestão para impulsionar seus negócios

Transforme resultados na sua empresa com nova consultoria 100% gratuita para associados da CDL/BH

Atlético tem menos derrotas entre os clubes da Série A em 2025

América recebe sondagens pelo atacante Renato Marques, que está fora dos planos

Professores de BH seguem em greve após assembleia na Afonso Pena

Atlético mira Juan Portilla e Tomás Molina: ‘vasculhar o mercado sul-americano’

Black Sabbath libera raridades da fase pré-heavy metal