Ao vivo
Jornada Esportiva 98 Quinta-feira - 18h30 às 22h

Hoje é dia de Jornada Esportiva na 98! Nesta quinta-feira, Deportes Iquique e Atlético se enfrentam no Estádio Tierra de Campeones, pela 4° rodada da Copa Sudamericana. A transmissão da Rede 98 começa às 18:30, com narração de Eduardo Madeira, comentários de Gilbert...

E-Título fora do ar? Eleitores enfrentam dificuldade para justificar voto pelo app

Por

Siga no

JOÃO RENATO FARIA

Eleitores que estão fora dos seus locais de votação estão enfrentando dificuldade para justificar o voto pelo e-Título. Alguns usuários reclamaram que o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está congestionado desde a manhã.

Na plataforma, aparece uma mensagem dizendo que os”canais de atendimento estão esgotados” e o app pede que os eleitores tentem acessar o serviço novamente depois de um período.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por meio das redes sociais, os usuários reclamaram da demora para conseguir justificar a ausência na votação. “Depois de morar no app do e-título, finalmente consegui justificar meu voto”, escreveu uma pessoa no BlueSky. “E o app do e-Título não tá funcionando?”, disse outra pessoa.

Outro lado

Por meio de nota, o TSE negou que o aplicativo esteja fora do ar e justificou as dificuldades pelo grande número de acessos. Leia a nota na íntegra:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O aplicativo e-Título não apresenta instabilidade. O grande número de acessos provocou uma fila virtual. Importante destacar que, no dia de hoje, a justificativa pelo e-Título pode ser feita até às 17h.

Neste domingo (6), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a ausência à urna também pode ser justificada de forma presencial. Lembrando que a eleitora e o eleitor têm até 60 dias após cada turno para justificar o voto pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs.”

Como justificar o voto?

É possível justificar o voto pelo aplicativo apenas até as 17h, horário em que termina a votação em todo o país. Caso o eleitor não apresente a justificativa no dia das votações, é possível fazê-lo até 60 dias após cada turno.

Leia também: Não consegui votar, e agora? Saiba como justificar ainda neste domingo e após a votação

Além do e-Título, o procedimento pode ser feito pelo Sistema Justifica, no Portal do TSE. Outra opção é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo pelos Correios à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título do eleitor. Se ela for indeferida, será necessário quitar o débito com a Justiça Eleitoral.

O eleitor que não votar e nem justificar a ausência dentro do prazo deve pagar multa de até R$ 3,51. Ele também fica impossibilitado de realizar alguns serviços, como obter passaporte, obter CPF, tomar posse em concursos públicos, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, por exemplo.

Siga no

Mais de Entretenimento

Damião, Tadeu Leite e Hugo Motta: personalidades políticas enaltecem eleição de Leão XIV

Luís Eduardo Falcão assume presidência da AMM no Expominas

Líder do PDT anuncia saída da bancada aliada do governo Lula na Câmara

STF julga denúncia da PGR contra núcleo acusado de espalhar desinformação

Câmara analisa urgência de projeto para aumentar número de deputados federais

Ameaça de tarifa de Trump sobre filmes estrangeiros derruba ações de estúdios de cinema nos EUA

Últimas notícias

Ninguém ficará prejudicado com descontos indevidos do INSS, diz Tebet

Ele esteve entre nós: papa Leão XIV já visitou Minas Gerais

Colega de Ordem de Leão XIV, frei agostiniano revela expectativa para o novo papado

Zema parabeniza Leão XIV e diz que espera um papado de diálogo

Presidente Lula cumprimenta Leão XIV e diz o que espera do novo pontífice

Como o Galo deve encarar o Deportes Iquique?

Padres brasileiros parabenizam Papa Leão XIV

Clubes brasileiros reagem com bom humor à eleição do papa Leão XIV

Papa Leão XIV: ‘Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá’