Bolsonaro e Carlos comandavam organização criminosa no caso da Abin, diz PF

Siga no

Segundo a assessoria do vereador, ele foi atendido na noite dessa segunda-feira (4/8), em um hospital na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro (Redes sociais/Reprodução)

Compartilhar matéria

A Polícia Federal atribui ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao vereador do Rio Carlos Bolsonaro o comando de uma organização criminosa que, segundo a corporação, usou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionagem política e ataques às urnas eletrônicas.

Procurada, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se manifestado até a publicação deste texto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No relatório final da investigação da “Abin paralela”, entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PF afirma que o ex-presidente e filho definiram as “diretrizes estratégicas” do esquema e os alvos das ações clandestinas.

Para os investigadores, o objetivo da estrutura clandestina de inteligência era proteger interesses políticos e familiares, atacar opositores e desacreditar instituições democráticas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bolsonaro, segundo a Polícia Federal, era “o centro decisório e o principal destinatário das ‘vantagens’ ilícitas”. O ex-presidente não foi formalmente indiciado, porque já responde por organização criminosa em outro processo, mas é apontado como líder das ações de arapongagem.

Já o vereador seria o “idealizador da inteligência paralela”, de acordo com a PF. A Polícia Federal afirma que ele “figura no cerne das ações delituosas” e era uma espécie de “direcionador das informações produzidas”.

Ao todo, 36 pessoas foram indiciadas no caso. A Polícia Federal organiza a investigação em seis núcleos – político, comando e alta gestão, assessoria e execução de ações clandestinas, estrutura operacional de inteligência, produção e propagação de fake news e embaraçamento da investigação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bolsonaro e Carlos seriam o núcleo político. “Este núcleo é integrado por sujeitos que eram os principais e responsáveis pelas ações realizadas posto que figuravam como os beneficiários diretos das ilicitudes praticadas”, descreve a PF.

O relatório afirma ainda que as ações clandestinas na Abin era voltadas à “proteção ao núcleo familiar” e “obtenção de vantagens de ordem política”.

“As ações clandestinas, portanto, tinham seus produtos delituosos destinados ao interesse deste núcleo com ataques direcionados à adversários e ao sistema eleitoral dentre outros”, conclui a PF.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O relatório de 1.125 páginas é assinado pelo delegado Daniel Carvalho Brasil Nascimento, da Divisão de Operações de Inteligência Cibernética da Polícia Federal. O sigilo do documento foi levantado nesta quarta-feira, 16, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator da investigação.

A Polícia Federal liga uma série de monitoramentos ilegais aos interesses do ex-presidente e de sua família. Os investigadores mencionam dossiês para tentar inferir em inquéritos contra o senador Flávio Bolsonaro, por suspeita de rachadinha, e o vereador Jair Renan, por indícios de tráfico de influência.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

‘A construção de novas estradas em MG está parada há décadas pela espera de licenças ambientais’, diz ex-secretário de Meio Ambiente

Hugo Motta diz que avalia punição a deputados que ocuparam Mesa da Câmara: ‘se excederam’

Dia dos Pais: economista revela como identificar ‘armadilhas de preços’ em lojas

Indústria mineira mantém resiliência no 1º semestre de 2025, diz FIEMG

Alckmin se reúne fora da agenda com representante da embaixada dos EUA

Minas Gerais bate recorde de vacinas e supera total de doses aplicadas em 2024

Últimas notícias

‘O Cruzeiro está acima de qualquer jogador’: Cássio comemora classificação e exalta força do elenco

Cruzeiro vence o CRB e está nas quartas de final da Copa do Brasil

Taxa para registrar marca no Brasil sobe e pode chegar a R$ 1.720

Paulo Assis é apresentado no América e diz: “Minha principal função vai ser na beirada do campo”

Novo mamógrafo vai ampliar exames para saúde da mulher na Santa Casa BH

De Lulu a Gonzaga: lista das 100 melhores músicas brasileiras em cem anos

Pulp Fiction 30 anos: veja como estão hoje os atores do clássico de Tarantino

PROMO Cruzeiro x Santos: concorra a par de ingressos para o jogo deste domingo

Netanyahu planeja controle total de Gaza