São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas, inaugura nesta sexta-feira (27/6) o maior investimento viário de sua história: um trevo de acesso direto à BR-381. A obra, orçada em R$ 50 milhões e custeada pela prefeitura, pretende desafogar o trânsito pesado do centro histórico e fortalecer o potencial logístico e industrial do município, que fica a cerca de 87 km de Belo Horizonte.
“Ela [a rodovia] cria uma conexão da cidade com a malha viária nacional, que é a BR-381, ligando aí os nossos distritos industriais. Nós temos dois distritos, um e o dois, já consolidados, o distrito industrial três, que vai ser construído agora às margens da BR-381”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Gabriel Duarte Quintão, em entrevista na 98 News.
Além de melhorar o acesso, a obra promete segurança e modernização. “É um trevo com muita segurança, com uma infraestrutura de ponta, todo sinalizado, com iluminação de LED e o município assumiu essa obra através de um convênio com o DNIT, com um investimento de 50 milhões, com 1,4 km de pista duplicada, túnel, grandes rotatórias, iluminação. Então é algo bem relevante e importante”, completa o secretário.
Posição estratégica entre BH e Vale do Aço
A localização de São Gonçalo é considerada estratégica, especialmente para setores industriais e de logística. “São Gonçalo do Rio Abaixo possui uma localização muito estratégica. Nós estamos situados dentro das duas maiores regiões metropolitanas do estado, que é a região de Belo Horizonte e a região do Vale do Aço, responsável por um arranjo econômico muito grande”, afirma Gabriel.
O novo trevo dialoga diretamente com o plano de diversificação econômica do município, batizado de Prospera Mais. A ideia é aproveitar o bom acesso, a infraestrutura urbana e os incentivos fiscais para reduzir a dependência da mineração e atrair empresas de outros setores.
“Nós temos um plano de diversificação econômica que chama Prospera Mais. E esse plano, ele considera todas as potencialidades do município, desde a questão da logística, que é um ponto muito favorável, como a disponibilidade de locais para esses investimentos”, explica.
Entre as áreas consideradas prioritárias, estão a indústria alimentícia, de logística, de transformação, além de negócios sustentáveis e de tecnologia. “A gente identificou uma vocação muito grande e natural do município para alimentação”, diz o secretário.
Área industrial preparada
O município também aposta no novo distrito industrial às margens da BR-381 para impulsionar a chegada de empresas. “Esse novo distrito, ele nascerá às margens da BR-381, sentido João Monlevade, uma região denominada Café Nacional, uma área que tem mais de 400 mil metros de espaço útil a ser utilizado”, detalha Gabriel.
Segundo ele, o espaço já está previsto como zona de processamento e exportação no plano diretor do município e será ofertado com infraestrutura e benefícios fiscais. “Nós temos uma legislação que concede benefícios e incentivos fiscais, como isenção de IPTU, taxas municipais, desconto no ISSQN e programas de incentivo, como é o caso do fundo de capitalização, onde a gente equaliza o spread bancário para empresas que querem fazer investimentos”, afirma.
O município também aposta em qualificação profissional. “A gente tem também um outro programa, que é o Bolsa Trabalho, para fazer com que a gente qualifique e dê oportunidade de mão de obra na cidade. E o programa permanente de qualificação em conjunto com o SENAI, o SENAI Lab, que nós vamos inaugurar em breve”, afirma.
Menos caminhões no centro histórico
A obra do trevo tem também impacto direto no cotidiano dos moradores. “Isso vai possibilitar que a gente reduza o trânsito de veículos, principalmente veículos pesados, dentro do município, dentro do que a gente chama de centro histórico, que são as ruas onde a gente tem as nossas igrejas históricas, onde tem o comércio local”, explica.
Para o secretário, o investimento de R$ 50 milhões vai além da infraestrutura física. “Além do valor tangível, os 50 milhões investidos, tem um valor que é intangível, que é a facilidade de acesso, que é a segurança que se vai trazer para o município de São Gonçalo do Rio Abaixo dentro da BR-381”, pontua.
Concessão da BR-381: “Agora é para valer”
O secretário também demonstrou otimismo em relação à nova etapa da concessão da BR-381, uma demanda histórica da região. “O prefeito até brincou quando começou a concessão agora, ele disse: ‘Agora é para valer’, porque é algo sonhado há muitos anos, né?”, relata.
Segundo ele, os impactos da concessão já podem ser sentidos. “É perceptível a mudança que aconteceu, seja na questão do recapeamento, das faixas sendo aprimoradas e a instalação dos pontos de apoio que estão sendo colocados agora”, afirma.
Gabriel acredita que, desta vez, o projeto deve sair do papel. “A gente tem muita clareza de que não é algo que vai ser da noite para o dia, que vai acontecer desse ano para o ano que vem. É um processo gradativo, porque se trata de uma obra muito grande, um investimento altíssimo. Mas tudo aquilo que até então está colocado nos dá uma sensação de que agora é para valer, que agora as coisas estão acontecendo”, conclui.