A cada dia dois casos de meningite são registrados em Minas Gerais em 2025. Os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) ligam o alerta das autoridades. O Ministério da Saúde alterou a vacinação contra a doença e passou a disponibilizar o imunizante ACWY na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
No território mineiro, a cobertura vacinal em bebês menores de um ano está em 86,37%, abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. Já nas crianças acima de um ano, a cobertura vacinal está em 94%.
O número de casos confirmados está dentro da média registrada nos últimos três anos. Em 2024, foram 988 pessoas infectadas pela meningite em Minas Gerais, uma média de 2,6 por dia. Já em 2023, foram 950 casos confirmados, média de 2,6 por dia.
Mudanças na vacinação
Os postos de saúde de todo o país já disponibilizam para a população a vacina meningocócica ACWY para crianças com 12 meses de vida.
Até então, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses. Com a atualização anunciada pelo ministério, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.