Hoje a gente vai falar de um assunto muito importante para quem já investe ou até para quem quer começar. O que é o fundo garantidor de crédito, o FGC? Afinal, como saber se o seu dinheiro está protegido no banco ou em alguma aplicação?
O fundo garantidor de créditos é como se fosse uma espécie de seguro, que protege o seu dinheiro caso o banco onde você investiu quebre ou não consiga pagar os seus débitos. Ele existe desde 1995 e funciona com o dinheiro dos próprios bancos, sem utilização nenhuma de recursos públicos. Ou seja, ele é mantido pelas próprias instituições financeiras e serve para garantir segurança ao sistema financeiro brasileiro.
E como que ele funciona, professor? Se você possui dinheiro aplicado em poupança, CDB, LCIs ou LCAs, por exemplo, ou até mesmo uma conta-corrente que faz parte do FGC, você está coberto. Ele garante até R$250 mil por CPF para cada instituição financeira. Se você tem R$200 mil em um CDB de um banco, por exemplo, e ele vem a quebrar, o FGC devolve o seu dinheiro até esse limite garantido. Mas atenção, hein?
Ações, fundos de investimento e previdências privadas não são cobertos pelo FGC. Saber onde você coloca o seu dinheiro é fundamental. O fundo garantidor de crédito é uma importante rede de proteção e entender como que ele funciona vai te ajudar a investir com mais tranquilidade.