Siga no

Álvaro Damião falou sobre o assunto durante coletiva sobre lançamento do Cras Cabana (Guilherme Alves/Rede 98)

Álvaro Damião falou sobre o assunto durante coletiva sobre lançamento do Cras Cabana (Guilherme Alves/Rede 98)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, afirmou que a capital mineira começa a recuperar protagonismo perdido nos últimos anos em áreas como economia, eventos e atração de empresas.

Damião falou nesta quarta-feira (9/7) sobre a necessidade de um novo modelo de cidade, envolvendo reformas na legislação, incentivos fiscais e fortalecimento do ambiente de negócios. Segundo ele, a proposta passa por uma construção coletiva com a população e o Legislativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O prefeito não é dono da cidade. Ele não vai chegar lá e vai mudar a cidade. Não, a gente abre uma discussão. O prefeito abre uma grande discussão na cidade, né? Sabendo da responsabilidade que a partir do momento que vem da cabeça do prefeito, é uma responsabilidade muito maior.”

‘BH perdeu espaço’

Damião afirmou que a proposta de transformação tem sido bem aceita pela sociedade e reconheceu que Belo Horizonte ficou para trás em relação a outras grandes capitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Hoje a população quer, a população entende, assim como o prefeito, que Belo Horizonte ficou durante um bom tempo, parada no tempo. Perdendo espaço para as outras grandes capitais do Brasil”, disse.

“Isso em todos os níveis de espaço. Tudo que você imaginar. É evento, é empresa, empresários de Belo Horizonte que tiraram suas empresas daqui para levar para São Paulo, para Campinas, para o Rio de Janeiro”, continuou o prefeito.

Segundo ele, o objetivo agora é reverter esse cenário. E isso exige planejamento, ajustes na legislação e medidas estruturais para atrair investimentos e movimentar a economia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Todos esses essas perdas que Belo Horizonte teve nos últimos anos, a gente vai recuperar. E para a gente recuperar isso, a gente tem que abrir um novo modelo para a cidade. Esse modelo é para construção, esse modelo é de ISS, esse modelo é para receber grandes eventos na capital.”

Propostas em diálogo com a Câmara

O prefeito ressaltou que as propostas que serão enviadas à Câmara Municipal já vêm sendo construídas em diálogo com o Legislativo e com o setor produtivo.

“Nós estamos fazendo todo um planejamento para quando a gente for levar para a Câmara, a gente leva uma coisa só e com uma aprovação já bem próxima de acontecer. Não é para poder levar uma coisa que vai criar um fantasma dentro da cidade. Não, a nossa ideia não é essa.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Damião disse que há um ambiente favorável à aprovação das mudanças propostas.

“Tenho certeza absoluta que quando a gente apresentar as propostas que a gente tem para apresentar para a cidade, para a Câmara de Vereadores, a gente terá a aprovação da Câmara, porque ela também sente que Belo Horizonte está parada no tempo, ou pelo menos ficou parada no tempo.”

‘Contra números, não há argumento’

O prefeito comemorou dados positivos da geração de emprego formal em Belo Horizonte. Segundo ele, a capital liderou a criação de vagas com carteira assinada entre as cidades do Sudeste no último mês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Hoje saiu uma pesquisa… Belo Horizonte é a capital que mais assinou carteira de trabalho no mês passado. De todas as capitais do Sudeste brasileiro. Então mostra que a gente tá no caminho certo.”

“E isso tá começando só, não é com discurso do prefeito, porque eu não venho aqui discurso e vou embora. Eu venho aqui discurso e sendo secretário para eu poder viabilizar.”

‘Empresários voltaram a acreditar’

Damião também mencionou que empresários têm demonstrado confiança nas mudanças promovidas pela atual gestão. “Todo lugar que eu vou, todos falam a mesma coisa. Falam: ‘Tá dando gosto empreender na sua cidade. Nós estamos acreditando em você.’ E o número agora é a prova disso. Porque contra o número não há argumento.”

“Belo Horizonte cresceu mais do que qualquer capital do Sudeste, inclusive São Paulo, que é a principal capital do Brasil, não é do Sudeste, do Brasil”, disse o prefeito.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Defesa Civil alerta para possibilidade de pancadas de chuva até a manhã de sexta-feira

Condenada pelo 8/1 é presa no Aeroporto de Confins

Novas regras do Pix vão facilitar devolução de valores em casos de golpe

Governança se prova na prática, não em discurso, diz economista sobre fraude do PCC

IBGE: população de BH diminui mas se mantém entre as 15 maiores do Brasil

Secretário de Saúde justifica transferência de pacientes do João Paulo II para o João XXIII

Últimas notícias

Auxiliar do Cruzeiro rebate fala de Cuca: ‘sorte só vem antes de trabalho no dicionário’

América é notificado pelo Vasco da Gama por atacante; Entenda

Fotógrafo flagra Fabrício Bruno arrepiado após golaço em noite mágica na Copa do Brasil

Programa de gás gratuito para famílias de baixa renda será lançado em BH na próxima semana

Lula agenda visita a BH e tenta “fincar o pé” em Minas Gerais, de olho em 2026

BH tem 12 bares na lista dos 100 melhores do Brasil; confira

Violência contra a mulher: projeto quer moradias populares para vítimas em BH

Carro pega fogo na BR-040, em Ribeirão das Neves, e mobiliza bombeiros

Desculpe, The Economist, mas o Brasil não é exemplo de maturidade democrática