Nessa quinta-feira (24/7), o presidente Lula participou de um evento em Minas Gerais, na região do Vale do Jequitinhonha. O político disse que, apesar de não ser mineiro, sabe jogar truco e que, se Trump trocar, vai ouvir “seis”. Quem será que está com o Zap nesse jogo? Os investidores estão longe de pedir “nove” nesse entrave geopolítico.
O mercado aguarda, mesmo, sinalizações de possível redução da alíquota de 50% que passa a valer agora no dia 1º de agosto. Eu acredito que essa tarifa vai ficar na casa dos 35%. No entanto, conversei com três operadores do mercado e todos eles trucam a capacidade do Brasil de negociar com os Estados Unidos. Em outras palavras, não acreditam em uma queda significativa da tarifa.
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, ontem no começo da noite, que conversou com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. O político brasileiro reiterou a vontade de negociar as tarifas e classificou a conversa como boa.
O Ibovespa terminou a sessão em queda firme de 1,15%, cotado em 133.807 pontos. O dólar futuro avançou cerca de 0,20% e encerrou o dia negociado no patamar de R$ 5,53.
Agenda do dia, acerte o seu relógio: divulgação do balanço do segundo trimestre da Usiminas e, às 9 horas da manhã, tem o IPC de 15 de julho — dado muito importante sobre a inflação do nosso país. Tem que estar no radar.