Equipes de resgate de Lagoa Santa, na região Metropolitana de Belo Horizonte, dão continuidade, nesta quarta-feira (6/8), à tentativa de resgate de um jacaré que foi encontrado ferido na Lagoa Central da cidade.
Na manhã de terça-feira (5/6), militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para resgatar o animal, que apresentava um arpão de pesca cravado em uma das patas, possivelmente em decorrência de uma tentativa de captura ilegal.
O local foi isolado e os agentes tentaram conter o jacaré, mas ele se agitou durante a aproximação e retornou para dentro da lagoa.
As buscas foram retomadas nesta manhã por uma equipe da prefeitura de Lagoa Santa e da Polícia Militar Ambiental, além de veterinários de uma empresa particular de captura de animais silvestres.
Em nota, a prefeitura informou à Rede 98 que a força-tarefa segue monitorando o animal que se encontra dentro da água, próximo à margem da lagoa e vai realizar tentativas de trazê-lo para próximo da área seca da margem com o objetivo de que a sua captura seja realizada de forma segura e o arpão seja removido com o devido cuidado, garantindo o bem-estar do jacaré.
“A operação visa à preservação da saúde do animal e o cumprimento das normas ambientais. O local foi isolado para a realização dos trabalhos das equipes e também para evitar que o excesso de barulho e aglomeração de pessoas possa assustar ou mesmo estressar o jacaré”, disse a prefeitura