Rede mineira de supermercados é condenada a indenizar cliente acusado de comer pães de queijo sem pagar

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TJMG mantém condenação do Mart Minas por acusar cliente de comer pães de queijo sem pagar em Varginha, no Sul de Minas (Portal da Indústria/Reprodução)

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O Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou a decisão da Justiça de Varginha que condenou uma rede de supermercados a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um cliente acusado de comer pães de queijo sem pagar dentro do estabelecimento.

O consumidor alegou que em 28 de setembro de 2023 estava no supermercado com a mãe e o filho. Quando foram levar as compras ao caixa, ele diz ter sido acusado pelo gerente do Mart Minas, de forma vexatória, de consumir pães de queijo sem ter pagado por eles. O cliente negou a prática e pediu a filmagem ao estabelecimento.

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No processo, o consumidor conta que o gerente negou a disponibilização das gravações e assumiu o erro. A rede de supermercados defendeu que a abordagem não foi vexatória, a ponto de causar danos morais ao consumidor. Esse argumento não foi acolhido pelo juízo de 1ª instância, que fixou o valor da indenização em R$ 10 mil.

O cliente e também a rede de supermercados recorreram da decisão em 1ª instância, mas o relator, desembargador Leonardo de Faria Beraldo, manteve a decisão. O magistrado entendeu que o valor da indenização fixada era satisfatório, pois não se tratava de valor irrisório, mas também não causava enriquecimento sem causa.

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Ele ainda argumentou que “se os elementos de prova coligidos aos autos comprovam que os prepostos do estabelecimento comercial requerido, ultrapassando os limites convencionais do seu dever de fiscalização, abordaram o autor e lhe acusaram equivocadamente de ter consumido alimentos no local, mostram-se presentes os danos morais indenizáveis”.

O que diz o supermercado?

Em nota enviada à Rede 98, o Mart Minas informou que “há 25 anos tem como propósito servir com excelência, fortalecendo o poder de compra e a confiança de nossos clientes”.

“Nosso atendimento é guiado por princípios de respeito, ética e qualidade, sustentados por intensivos programas de treinamento para toda a equipe”, disse a empresa.

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“Mantemos tolerância zero para condutas que não estejam alinhadas aos nossos valores e atuamos prontamente para garantir que cada experiência em nossas lojas seja positiva e acolhedora. Nosso compromisso é seguir crescendo com responsabilidade, transparência e cuidado com todos que fazem parte da nossa história”, finalizou a nota.

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Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

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