Pandemia redefine liderança e relações de trabalho, avalia palestrante do Leader Shift 2025

Siga no

os líderes de hoje precisam atuar como facilitadores, capazes de criar conexões genuínas e oferecer direcionamento sem perder de vista as demandas emocionais dos colaboradores (Foto: Freepik.com).

Compartilhar matéria

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças profundas nas relações de trabalho e impôs novos desafios para líderes em todos os setores. Para a comunicadora e palestrante Luitha Miraglia, uma das atrações do Leader Shift 2025, a adaptação a essa nova realidade exige mais do que estratégias corporativas, requer compreensão das necessidades individuais e sensibilidade para lidar com equipes em diferentes formatos de atuação. “Um líder hoje precisa lidar com barreiras e ruídos do home office, do modelo híbrido e do presencial. Além disso, as pessoas passaram a valorizar mais a qualidade de vida e a redefinir prioridades, o que gera novas demandas para a gestão”, avalia.

Segundo Luitha, essa mudança de cenário tornou ainda mais importante a habilidade de comunicação clara e coerente por parte das lideranças. Ela alerta que a falta de alinhamento entre os valores organizacionais e a postura dos gestores pode gerar ruídos e comprometer o engajamento das equipes. “A comunicação precisa estar em sintonia com os princípios da empresa, caso contrário, os resultados e os relacionamentos ficam ameaçados”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A comunicadora observa que a pandemia acelerou tendências que já estavam em curso, como a flexibilização das jornadas e a valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para ela, os líderes de hoje precisam atuar como facilitadores, capazes de criar conexões genuínas e oferecer direcionamento sem perder de vista as demandas emocionais dos colaboradores. “Liderar é gerir pessoas, acolher, direcionar e extrair o melhor de cada um”, destaca.

Com experiência de cinco anos à frente do Shark Tank Brasil, Luitha afirma que a convivência com grandes empresários e empreendedores mostrou como a capacidade de adaptação e a empatia são fundamentais para a liderança contemporânea. “Observar como essas pessoas tomam decisões, especialmente em momentos de crise, é extremamente enriquecedor”, afirma, reforçando que líderes precisam estar preparados para cenários de instabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essas reflexões farão parte do painel “Aprendendo com os erros da liderança”, que Luitha Miraglia irá mediar nos dias 2 e 3 de setembro, durante o Leader Shift 2025, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Solides, reunirá mais de 1.500 líderes na Sala Minas Gerais para dois dias de imersão, troca de experiências e aprendizados práticos. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial e na Sympla.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Tarifa de 50% dos EUA pode reduzir PIB de Minas em R$ 15,8 bilhões e afetar transporte de cargas

Azul anuncia 900 voos extras e 133 mil assentos adicionais em Minas para a alta temporada

Hospital da Baleia é escolhido para campanha ‘Alerta Lilás’ em Minas

Dia do Estudante: desafios e avanços na busca por qualidade na educação pública

Guia Salarial: tendências no mercado de trabalho

Brasil é ‘massa de manobra’ em disputa comercial entre EUA e China, analisa economista

Últimas notícias

Três jogadores do Cruzeiro figuram ‘seleção’ do primeiro turno do Brasileirão; veja lista

Conmebol anuncia estádio da final da Copa Libertadores de 2025

Já tem dono: ‘morango do amor’ é marca registrada e uso indevido pode gerar processo

O 98FC vai te dar uma moto 0km! Veja como participar

Advogados de Bolsonaro têm até quarta para entregar defesa ao STF

Gabriel Menino classifica conquista da Sul-Americana como foco do Atlético na temporada

Atlético x Godoy Cruz: Galo nunca se classificou na Sul-Americana enfrentando um time argentino

Haddad diz que Itamaraty está elencando medidas sobre Lei da Reciprocidade

MP investiga Bolsonaro por associar Lula a regime de Assad, na Síria