A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, nesta segunda-feira (11/8), a revogação do título de capital nacional do “grau”, que a cidade leva desde 2022. Agora, a decisão vai para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião (União).
A designação, dada por meio da Lei 11.393/2022, reconhece a prática do wheeling — manobras com motocicletas, como empinar e girar o veículo — como manifestação esportiva urbana. Entretanto, o entendimento do novo corpo de vereadores é de que o título soa como incentivo à prática irregular de atividades em vias públicas.
De autoria do vereador Sargento Jalyson (PL), o projeto de revogação recebeu 32 votos a favor e 8 contra.
Discursos
Na argumentação contrária ao título concedido a BH, Jalyson afirmou que, após sanção da Lei 11.393/2022, houve aumento considerável de registros de boletins de ocorrência dos chamados “rolezinhos do grau”. Segundo ele, a prática também estaria aumentando o número de hospitalizações na cidade, o que poderia gerar sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS).
Do outro lado, parlamentares que se manifestaram contrários à revogação do título defenderam que a prática de manobras com motocicletas em locais inadequados não está relacionada ao esporte urbano. O wheeling, que no Brasil se popularizou como o “grau”, é reconhecido como uma modalidade esportiva pela Confederação Brasileira de Motociclismo, com competições e exibições de shows em locais licenciados.
A reportagem questionou, através da Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Álvaro Damião sobre a expectativa de sanção ou veto. Assim que houver retorno, a matéria será atualizada.