O projeto do Rodoanel de Belo Horizonte, apresentado na Infrabusiness Expo, propõe uma solução para desafogar o trânsito da capital e da Região Metropolitana, além de melhorar a ligação entre o Nordeste e o Sudeste do país. Com 70 quilômetros de extensão, a nova rodovia vai conectar a BR-381, em Ravena, à BR-381, em Betim, integrando-se às principais rodovias estaduais e federais.
Menos tempo e mais segurança
Segundo o gerente de comunicação do Rodoanel, Nicolau Maranini, o objetivo é reduzir o tempo de travessia da Grande BH, que hoje pode chegar a três horas, para cerca de 30 a 40 minutos. “Será a primeira rodovia classe zero de Minas Gerais, moderna, com curvas bem feitas, subidas de no máximo 5% e todo o trajeto monitorado”, afirmou.
O sistema de cobrança será por pedágio “Free Flow”, em que o usuário paga proporcionalmente ao trecho percorrido, sem a necessidade de praças físicas.
Tecnologia e experiência internacional
A obra é conduzida por uma empresa italiana com experiência em grandes rodovias, o que, segundo Maranini, garante um alto nível técnico na execução do projeto. O modelo de planejamento foi inspirado em rodovias modernas de outros estados, especialmente de São Paulo.
Licenciamento e início das obras
O projeto está em fase de licenciamento ambiental e aguarda parecer da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). “Temos até o final do ano para receber o retorno da Feam. Depois, o prazo é de cerca de 180 dias para o início das obras”, explicou o gerente.
Durante a Infrabusiness Expo, visitantes podem conhecer o trajeto detalhado no estande do Rodoanel e entender o impacto da obra para o fluxo de veículos em Minas Gerais.