Siga no

Outro fator de destaque é o contexto geopolítico atual, marcado pela continuidade da guerra da Ucrânia e pela tensão entre Israel e Irã (EBC Financial Group/Reprodução)

Outro fator de destaque é o contexto geopolítico atual, marcado pela continuidade da guerra da Ucrânia e pela tensão entre Israel e Irã (EBC Financial Group/Reprodução)

Compartilhar matéria

Oi, pessoal. De acordo com artigo publicado no Mining Journal, o ouro pode alcançar um valor recorde, estimado em até 3.900 dólares por onça, impulsionado por incertezas econômicas globais e pela queda acentuada do dólar norte-americano.

A análise aponta que a confiança no sistema bancário dos Estados Unidos foi recentemente questionada, contribuindo para que diversos países, como Polônia, China e Índia, passassem a diversificar suas reservas internacionais, reduzindo sua exposição ao dólar e aumentando significativamente suas reservas de ouro. O preço atualmente está em torno de 3.320 dólares, só para a gente ter uma ideia de comparação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro fator de destaque é o contexto geopolítico atual, marcado pela continuidade da guerra da Ucrânia e pela tensão entre Israel e Irã, o que reforça o status do ouro como um ativo de segurança. Além disso, políticas monetárias internas dos Estados Unidos, incluindo decisões do Federal Reserve, que é o Banco Central norte-americano, também influenciam diretamente a valorização do metal dourado.

A tendência, segundo o artigo, é que o interesse global pelo ouro continue crescendo diante da instabilidade econômica e geopolítica, configurando-o como um ativo estratégico além do controle direto de governos específicos. E, olha, isso pode viabilizar inúmeros projetos de minas de ouro no Brasil e, em especial, em Minas Gerais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Leonardo Gandara

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Legislação e Regulação Ambiental (Ecobusiness School), MBA em Direito da Energia (FGV Rio) e Mestre em Direito Público (PUC Minas). Advogado, Gerente Jurídico da Equinox Gold, atua na indústria da mineração há mais de 20 anos, além de processos de reparação de desastres; professor em cursos de pós-graduação e autor de artigos científicos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Liderar não é centralizar: o poder de delegar com estratégia

Futuro do trabalho: por que confiança e ação andam juntas

‘CPF dos imóveis’ chega em 2025 com código único nacional

Tarifa social de energia amplia desigualdades entre estados

Abertura da economia: chave para reduzir riscos e ampliar o crescimento

Ibovespa fecha em alta de 1,69% com máxima histórica do BTG Pactual

Últimas notícias

Ultrafarma e Fast Shop contrataram ‘assessoria criminosa’ de fiscal da Fazenda, diz MP

Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF

Brasil mantém 3 mil lixões a poucos meses da COP30

Em sessão esvaziada, Mateus Simões discute Propag na Assembleia Legislativa

Anvisa proíbe pulseira repelente de mosquito Cliganic e determina apreensão

UFMG busca voluntários para pesquisar se mudança de hábitos previne diabetes

Defesa de Bolsonaro tem até hoje para entregar alegações finais ao STF

O que se sabe sobre a prisão de empresário suspeito de matar gari em BH

Morre Nobuo Yamada, cantor de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’