PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Proteção de crianças na internet deve ser votada na quarta-feira, diz presidente da Câmara

Siga no

'Adultização' entrou em pauta no Congresso após denúncias do youtuber Felca (Isac Nobrega/PR)

Compartilhar matéria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta segunda-feira (18/8), que a Casa deve votar o projeto para aumentar a segurança de crianças e adolescentes na internet na quarta (20/8). A ideia do republicano é aprovar o PL 2628/22 logo após discuti-lo na comissão geral marcada para o mesmo dia.

Já aprovado pelo Senado, o texto obriga todos os produtos e serviços de tecnologia a terem mecanismos para impedir ativamente o uso por crianças e adolescentes, quando não tiverem sido desenvolvidos para esse público ou quando não forem adequados a ele. O projeto lei é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Começamos a semana trabalhando na pauta que será votada nos próximos dias. Teremos matérias fundamentais para a população brasileira. A votação do projeto de lei que protege crianças e adolescentes em ambientes digitais deve ocorrer no Plenário após a comissão geral, marcada para quarta-feira”, publicou Motta nas redes sociais.

O presidente da Câmara também anunciou a votação de projeto que cria mecanismos para combater fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na última sexta-feira (15/8), ele anunciou o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que será instalada nesta quarta-feira.

“Seguiremos avançando com diálogo, responsabilidade e equilíbrio”, complementou Motta na publicação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Adultização e ameaças

Motta decidiu entrar na discussão após um vídeo do youtuber Felca alcançar 29 milhões de visualizações em poucos dias. Em 50 minutos, o youtuber fez um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças e mostrou como o algoritmo funciona para entregar esse tipo de conteúdo para pedófilos.

O vídeo também resultou na prisão do influenciador Hytalo Santos, investigado por tráfico de pessoas.

Nesse domingo (17/8), o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Google quebre o sigilo de dados de um usuário do serviço de e-mail da empresa, de onde teriam partido ameaças de morte a Felca. As ameaças ocorreram justamente após a publicação das denúncias nas redes sociais.

Com informações de Agência Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Flávio diz que ‘ninguém me aborrece’ após Michelle expor crise familiar

Após PT lançar candidatura própria, Jarbas diz que seguirá na disputa ao governo

Michelle diz que foi ‘maltratada’ por Flávio e expõe crise na família Bolsonaro

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após reunião com Lula

Lula se reúne com Jaques Wagner após operação da PF; futuro na liderança segue indefinido

‘Erika Hilton será prioridade’, diz presidente da federação PSOL-Rede após críticas sobre fundo eleitoral

Últimas notícias

Com ‘baile’ contra a Escócia, Vini Jr iguala Mbappé e Haaland e se torna vice-artilheiro da Copa

Marrocos vira diante do bravo Haiti, mas avança ao mata-mata da Copa atrás do líder Brasil

Com show de Vini Jr., Brasil vence Escócia por 3 a 0 e garante liderança do grupo C

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e é sentido na Colômbia

Quase mil dias depois, Neymar volta a entrar em campo pela Seleção Brasileira

Copa e pastel: A escalação perfeita da Pastelaria Marília de Dirceu para os jogos do Brasil

Trânsito em BH fica travado antes de Brasil x Escócia; veja os principais pontos de congestionamento

Suíça mantém invencibilidade, vence Canadá e se classifica como líder do Grupo B da Copa do Mundo

Ancelotti define escalação para Brasil x Escócia; Endrick e Neymar ficam no banco