Você sabia que o setor mineral também é espaço para reconhecer quem promove equidade, inclusão e transformação? Pois é, o prêmio Mina 2025, organizado pela Woman in Mining Brasil, chega a sua segunda edição, celebrando os profissionais que atuam pela diversidade de gênero na mineração brasileira. Neste ano de 2025, o prêmio se expandiu de quatro categorias para sete categorias distintas.
Seis delas são dedicadas ao protagonismo feminino, como mulher na liderança, mulher na operação, mulher no back office, mulher na ciência e pesquisa, mulher nas áreas públicas e entidades e a categoria mulher que atua fora do Brasil, que nessa edição reconhece brasileiras que atuam no mercado internacional de mineração. A sétima categoria premiará o homem aliado na promoção da equidade de gênero no setor mineral.
A Woman in Mining Brasil recebeu 3.546 indicações para essa edição, resultando em uma lista final com 56 finalistas, cerca de oito por categoria. Agora, esses finalistas são submetidos à avaliação pública com votação aberta ao público pelo site do Woman in Mining Brasil. A premiação será realizada durante Exposibram 2025, entre os dias 27 e 30 de outubro e nesse ano vai acontecer em Salvador lá na Bahia. Esse reconhecimento é mais que simbólico.
Ele reforça que construir um futuro mais inclusivo na mineração exige comprometimento de todas as pessoas, independentemente do gênero e o prêmio Mina é uma maneira poderosa de estar sacar essas trajetórias. Quer participar? Entra no Instagram ou no site do Human Mine em www.winbrasil.org e vote.