Siga no

É importante entender: consórcio não é investimento — o dinheiro não rende; ele se transforma em crédito de compra (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

É importante entender: consórcio não é investimento — o dinheiro não rende; ele se transforma em crédito de compra (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Hoje o tema é consórcio. Consórcio é uma forma de compra programada, muito utilizada para adquirir carros ou imóveis. Você paga parcelas mensais e, em algum momento, é contemplado — por sorteio ou por lance. Esses lances servem para abater o saldo devedor.

Diferentemente do financiamento, o consórcio não cobra juros, mas há taxas de administração. Na prática, isso significa que o custo total pode ser maior do que muitos imaginam. É importante entender: consórcio não é investimento — o dinheiro não rende; ele se transforma em crédito de compra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pode ser uma boa alternativa para quem tem disciplina, não tem pressa e deseja evitar juros altos de financiamentos. Mas, se o objetivo é rentabilizar o dinheiro, há investimentos mais adequados, como Tesouro Direto ou CDBs. A taxa de administração é o principal custo do consórcio e pode chegar a 15% a 20% do valor da cota.

Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), em maio de 2025 havia 11,73 milhões de participantes ativos, com taxa média ponderada por grupos de 18,13%. Diversas administradoras oferecem taxas a partir de 15%, com parcelas a partir de R$ 900 mensais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O consórcio pode ser uma opção para quem não tem pressa e quer evitar juros do financiamento, mas ele não gera rendimento. Você está planejando uma compra, não investindo. Estude bem, compare taxas, leia o contrato e escolha bem a administradora, avaliando prazos e necessidades, para evitar arrependimentos futuros.

Compartilhar matéria

Siga no

Alisson Batista

Administrador, contador e mestre em Administração. Consultor e professor, atualmente leciona em cursos de gestão na Estácio BH. Especialista em finanças, é gestor condominial, conselheiro de fundos de previdência privada e mentor voluntário para jovens do ensino médio. Acredita no poder transformador da educação e em um ensino de finanças sem complicações.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Foto de perfil: o cartão de visita no LinkedIn

Do clique ao emprego: como a tecnologia influencia sua carreira

Geração Z pede demissão em massa: 30% deixaram o emprego em 6 meses

Mais que vendas, corretores entregam sonhos e transformam vidas

Taxa das blusinhas: o impacto real no bolso do consumidor

Do Plano Real ao colapso de 2008: a economia narrada em documentários

Últimas notícias

Lula assina recondução de Gonet à PGR dias antes de julgamento sobre tentativa de golpe

América anuncia a contratação do atacante Rafa Silva, ex-Cruzeiro

Após denúncias, Felca afirma ter ficado sem renda

MGS abre 200 vagas em novo processo seletivo

Padeiro e dono de padaria são indiciados por torta estragada que matou uma pessoa em BH

Eduardo Suplicy é internado com arritmia cardíaca no Rio de Janeiro

IPCA-15 registra primeira deflação desde 2023 e surpreende mercado

Mercado livre de energia avança no Brasil, e Cemig lidera expansão

Atlético libera ‘atestado’ a torcedores para o clássico na Copa do Brasil