PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os ‘falsos Verissimos’ da Internet; escritor está entre os mais citados nas redes sociais

Siga no

Escritor estava internado desde a semana passada, em Porto Alegre, e faleceu neste sábado. (Créditos: Reprodução)

Compartilhar matéria

Com a era moderna, muitos dos textos do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, que faleceu neste sábado (30/8), em Porto Alegre, passaram para o meio digital.

Em muitos casos, porém, textos que não eram do autor contavam com a assinatura de “Luis Fernando Verissimo”, tentando ganhar credibilidade. Ele se acostumou ao fato.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Fico sem graça de dizer que não é meu. Em outra oportunidade, uma senhora veio me dizer que não gostava tanto dos meus textos, exceto do ‘quase’, que era maravilhoso. O que posso dizer? Melhor não decepcionar. E quando vou a escolas onde os alunos encenam um texto que, na verdade, não é meu?”, relatou ao Estadão em 2016.

Curiosamente, Luis Fernando Verissimo se assumia como um “analfabeto em informática”, que se limitava ao uso de e-mails e Google. Para o restante, recorria aos filhos.

Ainda sobre tecnologia, em texto publicado no Estadão em 2019, “Pertenço à geração perdida no tempo”, citava a “farta literatura premonitória” sobre robôs indestrutíveis. “Que eu saiba, ninguém ainda imaginou um roteiro em que os inimigos não sejam grandes robôs blindados, mas os pequenos celulares”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2020, Elias Thomé Saliba, professor da USP especializado em humor e autor de Raízes do Riso, descreveu o escritor como o cronista mais popular do Brasil, aquele que “diz o que o leitor quer falar, mas não consegue”. “Verissimo ultrapassa o transitório não apenas porque suas crônicas se transformam em livros, mas porque estabeleceu desde o início um pacto humorístico com o leitor.”

“Mais do que qualquer outro, o público que se torna parte do pacto humorístico é aquele que percorre o noticiário sério do jornal ou da revista e torna-se capaz de entender as alusões, ironias e paródias de Verissimo e de seu humor fortemente conectado com os eventos noticiados e, por isso, compreensível apenas naquelas situações”, defendia.

Verissimo era extremamente preciso

Em 2016, o escritor foi perguntado: qual a receita para seus textos serem populares e não popularescos? “Não tenho”. Em seguida, atribuía o mérito ao gênero: “Acredito que, antes de mais nada, é ter clareza na escrita. E, como a crônica normalmente não é um texto grande, torna-se acessível a qualquer público”.

Ao longo da carreira, Verissimo ficou conhecido não apenas pelos “textos não tão grandes”, mas também por escrever estritamente o necessário, em pouquíssimas palavras, e ainda assim ter muito a dizer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para quem tem interesse em se aprofundar um pouco mais pela figura do autor, em 2024, o documentário Verissimo foi lançado.

Fugindo do estilo biográfico cronológico, o longa tinha foco maior no cotidiano do escritor, prestes a completar 80 anos de idade à época das filmagens, que acompanhou por 15 dias. Atualmente, está disponível para assistir no streaming Mubi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Senado aprova projeto que diminui pena de condenados do 8 de janeiro

Brasil registra caso importado de ‘gripe K’ no Pará

STF forma maioria de votos contra marco temporal de terras indígenas

Ministras pedem que violações contra idosos sejam denunciadas

Últimas notícias

Cruzeiro anuncia a saída do atacante Bolasie

Ex-Cruzeiro, Paulo Pezzolano, é oficializado como novo treinador do Internacional

Lateral ex-Fluminense é morto em atentado no Equador

Rio de Janeiro sediará evento do Globo de Ouro em 2026

Fraude no INSS: PF faz buscas contra senador Weverton Rocha e prende número 2 da Previdência

CNI: puxadas pela China, importações foram 26,7% do consumo dos brasileiros em 2024

Vereador Lucas Ganem tem mandato cassado pela Justiça por fraude eleitoral

Tribunal emite alerta ao Estado e ao TJMG por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Privatização da Copasa é aprovada na ALMG