O Cruzeiro encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Feminino de 2025 com uma campanha histórica. Neste domingo (14/9), a equipe celeste foi derrotada por 1 a 0 pelo Corinthians na final e ficou com o vice-campeonato, mas garantiu vaga na Copa Libertadores Feminina de 2026. Será a primeira vez que um time mineiro disputará o torneio internacional.
Campanha histórica! 🦊
— Cruzeiro Feminino 🦊 (@CruzeiroFem) September 14, 2025
As Cabulosas são vice-campeãs do Campeonato Brasileiro e conquistam uma vaga para a Copa Libertadores da América pela primeira vez na história.
Vocês nos encheram de orgulho e escreveram mais uma página heroica e imortal no Cruzeiro Esporte Clube! 👏💙 pic.twitter.com/RelLpgu3T3
O jogo
Assim como no confronto de ida da decisão, que terminou em 2 a 2 no último domingo, na Arena Independência, em Belo Horizonte, os mais de 41 mil torcedores que compareceram a Itaquera presenciaram um duelo equilibrado entre as Brabas do Timão e as Cabulosas. O público estabeleceu novo recorde de renda em partidas de futebol feminino no Brasil: R$ 1.237.699,00.
Na primeira etapa, o jogo foi marcado pelo embate físico, com poucas chances criadas. O Corinthians chegou com perigo em duas oportunidades de Gabi Zanotti, aos 16 e aos 41 minutos. O Cruzeiro respondeu aos 34, quando Gaby Soares acertou o travessão após sobra dentro da área.
No segundo tempo, as Brabas do Timão assumiram o controle e acumularam chances. Logo no primeiro minuto, Gabi Zanotti finalizou duas vezes, ambas cortadas pela defesa celeste. A pressão deu resultado aos quatro minutos: após cobrança de escanteio, Duda Sampaio bateu da entrada da área, a goleira Camila Rodrigues defendeu parcialmente e, no rebote, Thaís Ferreira empurrou para o gol, marcando o tento do título.
Atrás no placar, o Cruzeiro se lançou ao ataque e quase empatou aos 23 minutos, quando Vanessinha chutou forte e Nicole espalmou. No rebote, Byanca Brasil, livre, finalizou para fora. Com o time celeste mais exposto, o Corinthians aproveitou os espaços para criar novas chances, mas a defesa adversária evitou que a vantagem aumentasse.
A última oportunidade das Cabulosas surgiu aos 51 minutos, quando Letícia Ferreira chutou para fora. O Corinthians segurou o resultado e garantiu o título.
A campanha do Cruzeiro
O Cruzeiro encerra o Brasileirão Feminino com a melhor campanha de um time mineiro na história: 12 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas em 20 partidas. Na primeira fase, terminou na liderança, com apenas uma derrota — justamente para o Corinthians, na 15ª rodada.
Até então, a melhor campanha de uma equipe de Minas Gerais havia sido do próprio Cruzeiro, que chegou às quartas de final do Brasileirão em 2023 e 2024.
*Com Agência Brasil