O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, pediu desligamento do cargo e deixará oficialmente a função nos próximos dias, segundo informou o governo estadual neste domingo (14/9).
No comando da pasta desde 2020, ele esteve à frente de ações de preservação e valorização do patrimônio cultural mineiro, incluindo o tombamento de bens em diferentes níveis.
Entre os principais marcos está o reconhecimento, pela Unesco, dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2024.
A transição será conduzida pela secretária-adjunta, Josiane de Souza, que assume interinamente a pasta até a definição de um novo titular.
Em comunicado oficial, o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões destacaram a contribuição de Leônidas para o fortalecimento da cultura regional e o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.
Nas redes sociais, Leônidas publicou neste domingo um vídeo em que enaltece ações do governo voltadas ao turismo no estado. Ele destacou a descentralização dos projetos culturais, que deixaram de se concentrar na região metropolitana e agora têm 60% das iniciativas realizadas no interior.