A Polícia Militar de Minas Gerais iniciou, no mês de setembro, o piloto do projeto “De Olho na Vaga”, que tem o objetivo de garantir mais segurança a motociclistas e comerciantes da Região do Barreiro, em Belo Horizonte.
A iniciativa cria vagas exclusivas e monitoradas para motocicletas em pontos estratégicos, com o objetivo de diminuir furtos, aumentar a sensação de segurança e fortalecer a parceria entre PM e comunidade.
O foco é priorizar pontos onde há cobertura de câmeras de segurança, instaladas pelo comércio local. O motociclista que optar por estacionar nestes espaços poderá registrar o estacionamento por meio de um QR Code, o que possibilita o monitoramento da vaga em tempo real. As imagens também serão compartilhadas com a PMMG.
Para o Capitão Ocimar, do 41º Batalhão da Polícia Militar, a proposta não só garante mais segurança, mas aproxima a PM da comunidade.
“Estamos identificando locais mais protegidos para reduzir a oportunidade de delitos naquela região. A gente coloca câmeras voltadas à área de estacionamento em que a pessoa potencializa, se torna mais um fiscal. Qualquer cidadão que tenha câmera externa, ele pode procurar a Polícia Militar”, explica.
“Se o comerciante tem conhecimento [técnico], ele consegue transformar o link de acesso ao QR Code, a gente mesmo já passa a plaquinha para ele. Se ele não tem esse conhecimento de tecnologia, a gente manda o policial do comércio para ver a a possibilidade de adequar aquela câmera também ao projeto”.
“Além de identificarmos aqueles comerciantes que já são nossos parceiros, a gente realiza um trabalho de monitoramento colaborativo, onde a própria câmera do cidadão serve para o serviço policial, e serve também para aquele comércio. Eu não preciso mais ficar indo de casa em casa, após algum delito procurando câmeras, porque eu já tenho acesso previamente a todas essas câmeras da nossa rede colaborativa”, completa.