PUBLICIDADE

Em BH, manifestantes protestam contra PEC da Blindagem e anistia, neste domingo

Siga no

Protesto contra a Pec da Blindagem em BH ocorre na Praça Raul Soares (Foto: Paulo Santos/Rede 98)

Compartilhar matéria

Em Belo Horizonte o ato contra a PEC da Blindagem e a anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado, teve início por volta das 9h da da manhã, deste domingo (21/9). O protesto ocorre na Praça Raul Soares, no Centro da capital mineira. Artistas como Fernanda Takai, Lamparina e Augusta Barna farão apresentações musicais.

Outras cidades de Minas Gerais também fazem protestos neste domingo, como Juiz de Fora, Serra do Cipó, Uberaba, Uberlândia, Pirapora, Ituiutaba, Alfenas e Montes Claros. Renegado, Mac Julia, Swing Safado, PH21, MC Mika e Mineiro são outros músicos confirmados na manifestação em Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, Marina Sena, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Maria Gadu, Os Garotin e Paulinho da Viola são algumas das atrações confirmadas na manisfetação carioca.

Entenda o protesto contra a PEC

A mobilização é feita por integrantes da base do governo no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares, organizações e a própria sociedade civil. A desaprovação se dá pelo potencial de suspender a apuração de crimes de parlamentares.

A PEC da Blindagem, projeto aprovado pela Câmara dos Deputados em regime de urgência, na última terça–feira (16/9), prevê que qualquer abertura de ação penal contra um parlamentar dependa de autorização prévia, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Na prática, a proposta dificulta a abertura de processos criminais contra senadores e deputados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o texto, os parlamentares têm 90 dias para decidir se autorizam ou não a investigação criminal contra um colega, a contar de quando o Supremo enviar o pedido ao Congresso.

Defensores da medida dizem que a proposta é uma resposta ao que chamam de abuso de poder do STF e que as medidas restabelecem prerrogativas originais previstas na Constituição de 1988, mas que foram mudadas posteriormente.

Em 2001, o Congresso aprovou uma emenda para derrubar a exigência de autorização parlamentar para se processar parlamentares. À época, a decisão foi tomada diante de centenas de casos de impunidade de senadores e deputados investigados em crimes como corrupção, assassinatos e tráfico de drogas.

Após aprovação em dois turnos na Câmara, a PEC foi enviada ao Senado, podendo enfrentar resistência. O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Otto Alencar (PSD), demonstrou indignação com a iniciativa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A repulsa à PEC da Blindagem está estampada nos olhos surpresos do povo, mas a Câmara dos Deputados se esforça a não enxergar. Tenho posição contrária”, declarou Otto nas redes sociais.

Com Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Prefeitura de BH anuncia sindicância para investigar mortes de animais no zoológico

99Food inicia fase de testes em BH com foco em preços menores e mais opções para entregadores

Onça Maya, do zoológico de BH, faz tratamento após fraturar uma das patas

Projeto que propõe distância mínima entre blocos de Carnaval e igrejas será votado hoje em BH

Damião comenta morte de leoa em BH, demissões na MGS e investigações sobre Sudecap e Lagoa do Nado

EPR implementa radar de velocidade média na BR-040, em Nova Lima; sistema opera em fase de testes

Últimas notícias

VÍDEO: Cria da base do Galo concorre ao Puskás por golaço contra o Cruzeiro; veja

Cruzeiro deve anunciar treinador do Sub-20 do América para a base; Saiba quem

STJD aplica multa, mas libera Bruno Henrique de suspensão em caso de apostas

STJ amplia uso do JCP e cria nova oportunidade de economia tributária para empresas

David Coverdale, vocalista do Whitesnake, anuncia aposentadoria aos 74 anos

Governo de Minas: Pacheco descarta candidatura pelo PSD e cita ‘aderência’ de Kassab ao projeto de Zema

Trump sanciona lei e encerra maior paralisação da história dos EUA

Gabarito oficial do Enem 2025: Inep divulga cartões de respostas do 1º dia

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF