PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PF investiga fraudes em contratos para o tratamento da Lagoa da Pampulha

Siga no

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um deles na Diretoria de Gestão de Águas Urbanas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal, deflagrou, na manhã de terça-feira (23/9), a Operação Otacílio, fruto de investigações sobre crimes ambientais relacionados a fraudes em processos licitatórios para o tratamento das águas da Lagoa da Pampulha.

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um deles na Diretoria de Gestão de Águas Urbanas (DGAU) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) indicam indícios de crimes como organização criminosa, prevaricação, corrupção ativa, fraude à licitação e crimes ambientais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O inquérito investiga possíveis ilícitos na execução de contratos firmados com base em uma inexigibilidade de licitação questionada, destinados ao tratamento e recuperação da qualidade das águas da Lagoa da Pampulha, patrimônio cultural tombado pelo Iphan.

Os contratos envolvem o uso de aproximadamente US$ 7,5 milhões em técnicas de biorremediação combinada com o sequestro de fósforo, cuja eficácia também está sendo investigada. A gestão dos recursos foi de responsabilidade da DGAU/PBH.

Além disso, foi determinado o bloqueio de valores, no montante superior a R$ 440 mil, em nome do servidor público investigado, referente a transações bancárias suspeitas de caracterizarem o pagamento de vantagem indevida, e cumprida notificação de suspensão de suas funções.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Rede 98 procurou a Prefeitura de Belo Horizonte para solicitar uma nota referente ao assunto e aguarda o retorno. Tão logo a administração municipal se pronuncie, esta matéria será atualizada.

CPI da Lagoa da Pampulha

As suspeitas de fraudes foram apuradas, em 2023 e 2024, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, durante uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lagoa da Pampulha. Os trabalhos terminaram com o pedido de indiciamento de 11 pessoas, entre elas dois secretários que atuavam à época.

O presidente da CPI, vereador Braulio Lara (Novo), acredita que a ação da PF é um desdobramento das investigações feitas pelos parlamentares.

“A primeira etapa desses desdobramentos foi a ação que o Ministério Público Federal entrou contra as empresas que foram contratadas para desassorear a lagoa e que acabaram mutilando a lagoa tombada, e essa etapa da PF vem de encontro, justamente, aos contratos de tratamento das águas, e, provavelmente, pode ter havido pessoas que se aproveitaram desses contratos com enriquecimento ilícito. Então, a gente observa com bastante atenção os desdobramentos dessas investigações”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Defesa Civil alerta para chuva com raios e ventos de 50 km/h em BH até às 8h deste sábado

Onda de calor: saiba onde ficam os refúgios climáticos de BH

Ingressos para navegação na Pampulha esgotam em menos de 20 minutos

Calor extremo: Defesa Civil de BH emite alerta até a terça-feira; saiba como se proteger

Onda de calor mantém Minas Gerais em alerta neste final de ano

Passeios de barco na Lagoa da Pampulha começam neste sábado; saiba como retirar ingressos

Últimas notícias

Polícia Federal prende Filipe Martins, condenado pela trama golpista

Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF

Em carta, Silvinei diz que tem câncer no cérebro e não pode ouvir nem falar

Estrelas da Europa, ex-Atlético e mais: os jogadores em fim de contrato em 2025

Cabem no seu time? 15 jogadores livres no mercado para 2026

Caça da FAB faz ‘blitz aérea’ em avião particular; entenda como funciona

Perry Bamonte, guitarrista do ‘The Cure’, morre aos 65 anos

América anuncia o atacante Everton Brito; Saiba mais

América renova contrato com Fernando Elizari