No mundo do futebol, é comum que os clubes iniciem o planejamento do próximo ano antes do fim da temporada. Este é o caso do Atlético em 2025. Na disputa pelo título da Copa Sul-Americana e em busca de uma melhora no Campeonato Brasileiro, o Galo já iniciou o seu planejamento para 2026. Em entrevista exclusiva à Rede 98, Paulo Bracks, CSO do alvinegro, detalhou o projeto do clube para a próxima temporada.
“A gente já começou o planejamento para o ano que vem, principalmente com uma análise do elenco atual e do que a gente pretende para o próximo ano. É claro que isso muda de acordo com a competição que você vai disputar, e a gente quer disputar a Libertadores. Tudo isso passa pelo nosso calendário.”
Com as mudanças no calendário do futebol brasileiro, as competições começarão em janeiro a partir de 2026. Bracks admitiu que o Atlético já pensa neste início “precoce” e que a procura por contratações também leva em conta o novo calendário. O dirigente revelou que Diogo Meschine, auxiliar técnico de Sampaoli, realiza reuniões diárias com o CIGA (Centro de Informação do Galo) para a captação de novos jogadores e definição do perfil dos atletas que serão procurados pelo clube.
Reformulação completa?
Apesar de já pensar na próxima temporada, Bracks afirmou que a tendência é que o Atlético não promova uma reformulação completa no elenco, mas sim mudanças pontuais para reforçar o plantel.
“Não (pensamos em uma reformulação grande). Por enquanto, não. Mas a gente não consegue modular o mercado. A gente não esperava vender o Alisson, e vendeu. Não esperava vender o Rubens, e vendemos. A gente não pretende fazer uma grande, mas pretende fazer uma reformulação, que é natural de um ano para o outro.”
Bracks não detalhou o número de jogadores que chegarão ou sairão, mas afirmou que, mesmo com mudanças, o Atlético tem um objetivo claro para 2026: a utilização de jogadores formados nas categorias de base.
“A gente tem que trabalhar com os objetivos muito claros que o clube tem. Eu preciso ter espaço para a base. Isso está claro para o Sampaoli também. Na montagem desse elenco, na reformulação, a gente tem que ter esse espaço.”
O dirigente detalhou ainda que o Atlético deve se movimentar para adquirir jogadores jovens, com potencial para atuar tanto no sub-20 quanto no elenco profissional. No entanto, ressaltou que o Galo busca “jogadores com capacidade de vestir a camisa e conquistar os objetivos do ano”.
O Atlético ainda tem, em 2025, a disputa da Copa Sul-Americana, e enfrenta o Independiente del Valle nas semifinais, e o Campeonato Brasileiro, que termina no dia 7 de dezembro.
Base, finanças e títulos: os pilares do Atlético, segundo Paulo Bracks
Exclusivo: Paulo Bracks explica por que o Galo não buscou novo camisa 9
‘Crise técnica e financeira’: Bracks aponta motivos para queda de rendimento do Galo em 2025
Atlético já planeja futuro sem Hulk: Paulo Bracks explica estratégias
Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.