‘O desafio é levar saúde de qualidade para cada cantinho de Minas’, diz Fábio Baccheretti

Siga no

Compartilhar matéria

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou em entrevista à 98 News, nesta quarta-feira (8/1), que o grande desafio da sua gestão é “levar saúde de qualidade para cada cantinho do estado”. Com quase cinco anos à frente da pasta, ele destacou avanços conquistados desde a pandemia e os próximos passos da saúde pública mineira.

Baccheretti lembrou que assumiu o cargo “num momento muito complicado” e que a continuidade foi fundamental para consolidar políticas estruturantes. Entre elas, o programa Opera Mais, que dobrou o número de cirurgias eletivas realizadas — de 500 mil para 1 milhão por ano. Ele também destacou a expansão do SAMU, a construção de mais de 300 postos de saúde e o avanço dos hospitais regionais, com as primeiras inaugurações previstas para os próximos meses em Divinópolis e no Vale do Mucuri.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre as intoxicações por metanol em bebidas adulteradas, o secretário informou que o primeiro caso suspeito em Belo Horizonte deu negativo e garantiu que o estado está preparado para agir. “Trabalhamos junto com a Polícia Civil e a Secretaria de Justiça para rastrear a origem dessas bebidas. É preciso comprar só de locais com alvará sanitário e denunciar qualquer suspeita”, alertou.

O secretário também falou sobre a campanha de multivacinação, que busca recuperar a adesão entre crianças e adolescentes. “Estamos levando a vacina para dentro das escolas e creches, formando uma geração que entende a importância da imunização”, explicou. Outra aposta da pasta são os ‘vacimóveis’, veículos que circulam por praças e rodoviárias levando vacinação à população.

Com a chegada do período chuvoso, Baccheretti destacou o plano estadual de combate à dengue, com uso de drones para localizar focos do mosquito e aplicação de larvicida. “A morte por dengue é uma morte evitável. O manejo clínico correto salva vidas”, afirmou. Ele encerrou a entrevista destacando a importância do investimento público: “O governador garantiu o mínimo constitucional da saúde, o que nos permitiu transformar políticas em resultados concretos”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

‘Águas do Saber’: Estudantes escrevem livros sobre Brumadinho e encantam com criatividade e imaginação

Médico e equipe de enfermagem são denunciados por homicídio após omissão de socorro em UPA

Acidente entre ambulância e caminhão deixa três mortos em Minas Gerais

Homem é preso no Barreiro, em BH, após receber jacaré e jiboia pelos Correios

Pesquisadores da UFMG estão entre os mais influentes do mundo, aponta ranking de Stanford

Amigos comem planta tóxica confundida com couve e são internados em estado grave em MG

Últimas notícias

Incêndio faz moradores saírem de casa às pressas no bairro Nova Suíça, em BH

Polícia encontra fábrica que adulterava bebidas em SP e está ligada a mortes por metanol

Infância conectada

Você sabe quanto custa o seu mês?

Você precisa de mais roupas ou de mais clareza sobre seu estilo?

A força invisível das marcas vem de dentro

Bicicleta dobrável: mobilidade sem complicação

Inadimplência recorde desafia otimismo dos dados oficiais

Governo estuda elevar IOF após derrota no Congresso