Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

Siga no

Alexandre Silveira disse que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará do horário de verão neste ano (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (14/10) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano.

“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional e a modicidade tarifária [princípio que garante cobrança de tarifas justas]. Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Silveira lembrou que o Brasil é um país que depende naturalmente de suas hidrelétricas.

“Elas nos dão segurança energética e dependem das nossas térmicas. Por isso, estamos implementando e vamos, na próxima semana, lançar o leilão das térmicas.”

“O Brasil produz muita energia, em especial, com o advento das energias renováveis. São energias ainda intermitentes. Por isso, também estamos com uma expectativa muito grande de lançar, ainda este ano, nosso leilão de bateria. A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Através da bateria, vamos ter o sol até 22 horas armazenado. Energia solar armazenada em baterias. É um grande sistema que vem estabilizar o nosso sistema”, completou.

O ministro destacou que as chamadas energias intermitentes cresceram rapidamente não apenas Brasil, mas em todo o mundo.

“É um grande problema é não é um problema nacional, é um problema no mundo inteiro. Portugal, Espanha sofreram agora recentes apagões de longo prazo por causa dessa intermitências”.

“Mas o nosso sistema é muito robusto. Há um planejamento muito bem feito e nós estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão neste ano.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, independentemente das opiniões e das controvérsias sobre o horário de verão, de implementá-lo”, concluiu.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Influenciador é preso em operação da PF contra tráfico internacional

Silveira critica Zema, aponta ‘desdém’ e diz que governador fez Minas ‘ficar para trás’

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões

‘Não houve grandes danos ao sistema’, diz Silveira sobre apagão em Minas e outros estados

Minas Gerais e outros estados brasileiros registram ‘apagão’ durante a madrugada

País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

Últimas notícias

Crédito imobiliário: estímulo hoje, desequilíbrio amanhã

Descoberta de terras raras e nióbio reforça protagonismo do Brasil

A revolução silenciosa: quando a IA deixa de servir e começa a conversar

Mobilidade urbana: o direito de ir e vir que ainda não saiu do papel

Chuva provoca infiltração e goteiras na rodoviária de BH

Brasil leva virada do Japão em amistoso com falhas de Fabrício Bruno e Hugo Souza

Mercados respiram após trégua entre EUA e China

Autor de gol pela Seleção, Paulo Henrique fez apenas 3 jogos pelo Galo; relembre

Chuva derruba árvores na madrugada em BH e ocorrências mobilizam bombeiros