O torcedor cruzeirense olha para o presente com bons olhos, mas o futuro pode ser ainda melhor. Uma das maiores promessas da base do clube, o jovem lateral-esquerdo Kauã Prates, foi eleito uma das 60 maiores promessas do mundo entre os nascidos em 2008. A lista foi divulgada pelo jornal inglês The Guardian nesta terça-feira (14/10).
Kauã aparece ao lado de jogadores do Bayern de Munique, da Alemanha, do Milan, da Itália, e do Barcelona, da Espanha. O jovem do Cruzeiro é um dos três brasileiros selecionados pelo periódico, juntamente com Ângelo Cândido, do São Paulo, e Gabriel Mec, do Grêmio. É a primeira vez que um jogador da Raposa aparece na lista do jornal.
Na avaliação individual, o The Guardian classificou Kauã Prates como “uma das joias do futebol brasileiro, cuja qualidade e características impressionam a todos ao seu redor”. O jornal destacou a força e a versatilidade do jovem, afirmando que ele pode atuar como lateral, sua posição de origem, zagueiro e até mesmo ponta.
No Cruzeiro desde os 11 anos de idade, Kauã Prates ganhou suas primeiras oportunidades na equipe profissional nesta temporada, sob o comando de Leonardo Jardim. Com apenas 17 anos, o jovem lateral-esquerdo é o reserva imediato de Kaiki na posição e já disputou oito partidas na temporada, sem marcar gols ou distribuir assistências.
O jogador já se destaca desde as categorias de base. Kauã é convocado pela Seleção Brasileira desde o sub-15 e foi campeão sul-americano com o Brasil no sub-17, somando também convocações para a Seleção Brasileira sub-20.
Confira o comentário completo do The Guardian sobre Kauã Prates:
“Lateral-esquerdo, zagueiro ou ponta: Kauã Prates é uma das joias do futebol brasileiro, cuja qualidade e características impressionam a todos ao seu redor. Um de seus admiradores é seu técnico no Cruzeiro, Leonardo Jardim. O ex-treinador do Monaco reconheceu rapidamente os pontos fortes do jovem nas categorias de base e disse: ‘Se eu estivesse no Monaco, não deixaria ele chegar aos 18 anos para comprá-lo’. Integrante das seleções de base do Brasil desde os 14 anos, seu estilo de jogo atraiu comparações com o ex-jogador do Milan, Serginho, com uma mistura atraente de qualidade e força.”
