O Cruzeiro segue em busca de uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no último sábado (18/10), a Raposa chegou a 56 pontos no Brasileirão, se mantendo na 3ª colocação. Mas, afinal, quantos pontos são necessários para garantir a vaga na “Liberta”?
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o número “mágico” para o Cruzeiro seria 67. Com essa pontuação, o time celeste se garante no G-6 do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, assegura uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano.
Porém, com 61 pontos, as chances já seriam de 98,5%, o que torna a situação da Raposa “confortável” para conquistar a classificação ao torneio.
O G-6, no entanto, não garante o Cruzeiro na fase de grupos da Libertadores. Para se classificar diretamente, o time celeste precisa terminar o campeonato no G-4. Nesse caso, a pontuação mínima sobe de 67 para 75 pontos. Ainda assim, com 67 pontos — suficientes para assegurar o G-6 —, o Cruzeiro teria 96,7% de chances de encerrar o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados.
Sendo assim, nas nove rodadas restantes do campeonato, os comandados de Leonardo Jardim precisam somar 11 pontos para se garantir no G-6. Para alcançar o G-4, a equipe celeste teria de conquistar 19. São 27 pontos em disputa, contra os seguintes adversários: Palmeiras, Vitória, Grêmio, Fluminense, Juventude, Corinthians, Ceará, Botafogo e Santos, nesta ordem.
Copa do Brasil aumenta possibilidades
Outra alternativa para o Cruzeiro é a Copa do Brasil. Atualmente nas semifinais, a Raposa também garante vaga na Libertadores caso conquiste o título da competição.
Nas semis, o adversário será o Corinthians. Do outro lado, Vasco e Fluminense são os possíveis oponentes da Raposa em uma eventual final.