PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Milei diz que vitória nas eleições legislativas marca a ‘construção de uma Argentina grande’

Siga no

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou o resultado das eleições legislativas realizadas neste domingo (Reprodução/@javiermilei/Instagram)

Compartilhar matéria

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou o resultado das eleições legislativas deste domingo (26/10), dizendo que a vitória de seu partido, A Liberdade Avança (LLA), marca a “construção de uma Argentina grande”. Com 96% das urnas apuradas, o partido governista conquistou 40% dos votos contra 31,6% do peronismo, a principal força opositora no Congresso.

Com a estimativa parcial, o governo leva 64 assentos na Câmara de Deputados contra 31 de Força Pátria, principal partido peronista Estavam em jogo 127 assentos. No Senado, o LLA soma 12 novos nomes entre os 24 que estavam em disputa. O mapa exibido pelo ministério do Interior na contagem dos votos mostra quase todo o mapa argentino com a cor libertária. “Que linda fica a Argentina de violeta!”, disse Milei a seus apoiadores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É um dia histórico. O povo argentino decidiu deixar para trás cem anos de decadência e continuar no caminho da liberdade”, acrescentou o presidente, afirmando que hoje “a Argentina é reconhecida no mundo inteiro pelo que fizemos nos últimos anos “

“Estamos comprometidos em fazer a Argentina o país mais livre do mundo”, continuou Millei. “Agora sim, podemos marcar essa vitória. Vamos poder sentar e discutir uma Argentina distinta, uma Argentina que nem se imagina hoje em dia.”

O resultado surpreendeu. No começo de setembro, Milei havia sofrido uma dolorosa derrota de 14 pontos porcentuais para o peronismo na província de Buenos Aires, considerada um termômetro do clima nacional, mas o libertário virou o jogo e derrotou os peronistas nas eleições deste domingo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Os argentinos mostraram um ‘basta ao populismo’. Populismo nunca mais”, afirmou ao público que acompanhava seu discurso de vitória.

“Estamos comprometidos a fazer a Argentina o país mais livre do mundo. Vamos cumprir o contrato eleitoral que fizemos com todos que nos elegeram e os que não também”, declarou Milei, prometendo impulsionar novos projetos em um Congresso mais alinhado aos seus interesses.

O partido do governo venceu em 16 das 24 províncias argentinas. São elas: Tierra del Fuego, Chubut, Rio Negro, Neuquén, Província de Buenos Aires, Cidade de Buenos Aires, Mendoza, San Luis, Córdoba, Entre Ríos, Santa Fé, Misiones, Chaco, Salta, Jujuy e La Rioja.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Sob pressão, Toffoli reage e sustenta permanência do caso Master no STF

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo

PF investiga origem de fake news sobre o Bolsa Família e outros programas sociais

Moraes nega visita de Valdemar e Malta a Bolsonaro 

Miriam Belchior assume a Casa Civil em abril, afirma Rui Costa

Haddad diz que vai deixar o Ministério da Fazenda em fevereiro

Últimas notícias

Presidente do Atlético tem ofensas relatadas em súmula do duelo contra o Palmeiras

Veja os bloco de sábado, 21 de fevereiro, do Carnaval de BH

BH ganha nova linha de ônibus que liga o Centro à Raja Gabaglia

Dirigente do Atlético afasta dúvidas sobre posição de Cassierra durante apresentação: ‘camisa 9 nato’

Após visita a Bolsonaro na Papudinha, Tarcísio de Freitas reafirma candidatura ao governo de SP

Gratidão, submissão e a ‘cilada’ da direita: Kassab fala por Tarcísio, Tarcísio fala por Bolsonaro

Veja os Blocos de Carnaval de BH de domingo, 22 de fevereiro (2026)

Proposta prevê privatização da Copasa por venda de ações do governo de Minas

Por que o aprendizado contínuo vale mais que o diploma hoje