A prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira (30/10) a instalação de 17 novos radares em pontos estratégicos da cidade. A medida, segundo o executivo, é focada na prestação de serviço e segurança viária para otimizar o fluxo de veículos e dar mais segurança a motoristas e pedestres.
De acordo com o prefeito Álvaro Damião (União) o argumento de que velocidade é sinônimo de agilidade, não passa de uma crença popular.
“Muita gente pensa assim: ‘Ah, mas o radar diminui a velocidade, prefeito’. Diminuiu a velocidade, você vai diminuir o tempo que eu vou chegar em casa. Não, não é assim que funciona. Não é assim. Se você for de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro a 80 km/h, respeitando a sinalização, você vai chegar lá primeiro do que aquele que te corta a 120 km/h. Porque mais na frente ele tem que diminuir a velocidade dele para 60, 40 por causa de algum imprevisto que aconteça na estrada. E é isso, sabe?”, argumenta o prefeito.
 
 Veja também
Em fala a jornalistas, Damião afirmou ainda que a Prefeitura vai contar, em breve, com tecnologias que possibilitarão o monitoramento completo dos veículos que circulam por BH. Além do excesso de velocidade, os equipamentos vão identificar documentação vencida e veículos roubados.
Onde Estarão os Novos Radares? (Previsão de Pontos)
Os 17 novos pontos de monitoramento serão instalados de acordo com estudos de áreas de maior risco de acidentes e fluxo intenso, com o objetivo de reduzir a sinistralidade viária e garantir o cumprimento dos limites de velocidade. Assim que os locais estiverem definido, a prefeitura de Belo Horizonte deverá divulgar a lista exata dos 17 novos pontos de monitoramento.
Fique atento: A prefeitura deverá divulgar em breve a lista completa dos locais de instalação. Mantenha a velocidade regulamentada e a atenção redobrada ao dirigir.
Faixas Azuis em BH: projeto piloto será na Via Expressa
O prefeito Álvaro Damião também confirmou a implementação das Faixas Azuis (corredores exclusivos para motos) em Belo Horizonte. A avenida Teresa Cristina deve ser o primeiro corredor viário a receber a faixa azul mas data de início não foi informada.
“A Teresa Cristina será o nosso primeiro ponto e podendo e tendo condições a gente vai espalhar para para as outras áreas… Mas é bom lembrar que é não tem como você aumentar, alargar as ruas, as vias que já existem na cidade, para poder aumentar uma faixa”, explicou.
 
															