Se você mudou recentemente de empresa ou está prestes a começar um novo emprego, é importante saber que os primeiros 90 dias são decisivos para o sucesso profissional. O período de experiência é uma fase intensa, cheia de desafios, oportunidades e, sim, algumas inseguranças que são totalmente normais. Nesse momento, é essencial se adaptar à nova cultura, aos novos processos e às novas pessoas — e, claro, às novas tramas corporativas da organização.
Minha sugestão é que você aproveite esse período para entender profundamente como funciona a empresa, o famoso modus operandi. Gerencie sua ansiedade, porque será muita informação nova e, claro, mostre resultados. É para isso que você foi contratado, né? Busque entender os diversos públicos envolvidos na entrega dos seus resultados. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a empresa, sobre o setor e sobre o novo mercado, melhor.
Estabeleça seu networking, gerencie as expectativas — tanto as suas quanto as da empresa — e pratique a escuta ativa. Por fim, planeje o que precisa entregar e em qual prazo. Assim, você consegue mensurar seu progresso e saber se realmente está na direção certa.
Aproveite os primeiros 90 dias. Eles podem definir toda a sua trajetória nessa nova jornada.
