PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Siga no

Prefeito deve encaminhar projeto à CMBH em breve (Créditos: CMBH)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), anunciou, nesta sexta-feira (31/10), um projeto de lei (PL) que prevê incentivos fiscais e urbanísticos para novos empreendimentos residenciais e comerciais no Centro e áreas próximas. A proposta visa requalificar imóveis incompletos, galpões e prédios abandonados, além de revitalizar a região e aumentar a ocupação urbana.

Segundo Damião, o objetivo é dar “uma nova vida para o Centro de Belo Horizonte e para os bairros que fazem parte dele”. O projeto abrange áreas como Lagoinha e Concórdia, que, segundo o prefeito, estão a 10, 15 minutos a pé da região central. “Queremos ver pessoas morando nesses lugares, porque estarão mais próximas do hipercentro”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário municipal de Política Urbana, Leonardo Castro, explicou que o instrumento é previsto no Plano Diretor da cidade e não representa exceção à legislação urbanística. “O que esse projeto faz é, dentro das finalidades do Plano, trazer incentivos para que aquilo que não aconteceu até agora, aconteça”, disse.

Detalhes

Entre os incentivos, o projeto prevê facilitação para novos empreendimentos residenciais e comerciais por meio do perdão de IPTU acumulado em imóveis que ficaram sem utilização. Segundo Castro, a medida permitirá colocar os imóveis no mercado novamente sem prejuízo para a prefeitura.

O projeto também integra ações maiores de requalificação urbana, incluindo calçadas, praças e equipamentos públicos. Leonardo Castro citou, por exemplo, o Parque de Integração da Lagoinha, que conectará a área da Lagoinha ao centro da cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Previsão

De acordo com Damião, a expectativa é de que a aprovação da legislação ocorra “o mais rápido possível” na Câmara Municipal. O prefeito estima que as obras comecem em cerca de um ano após o aval dos vereadores, com transformação total do projeto prevista para 12 anos. “Mas os resultados serão percebidos ao longo do tempo”, garantiu.

O projeto também prevê políticas para inclusão social, beneficiando famílias em vulnerabilidade que moram nas ruas ou em imóveis precários. Entretanto, ainda não há detalhes sobre a questão.

Com a proposta, a administração municipal pretende incentivar a verticalização e ocupação do Centro e adjacências, aumentando a densidade populacional, a renda e a segurança, além de fortalecer o comércio e a infraestrutura local.

“A gente vai começar a ver prédios sendo erguidos nessas áreas onde, antes, não havia construções, apenas galpões ocupando grandes terrenos”, afirmou Damião. “Daqui a alguns anos, você vai passar por esses locais e começar a ver prédios e pessoas morando ali. Pessoas morando ali significam mais renda para o município e mais segurança para todos que vivem por perto. É isso que a gente quer para a cidade”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Conheça Thor, gato mineiro eleito o mais bonito do Brasil

Botijão de gás explode em restaurante de BH e homem sofre queimaduras em 60% do corpo

‘November Rain’: Chuvas marcam o início do mês em BH; veja a previsão

Seminário reforça laços entre jornalistas e o agronegócio em Minas e discute tendências do setor

Defesa Civil emite alerta para deslizamentos durante fortes chuvas em Belo Horizonte

17 novos radares e faixa azul para motos: BH aperta a fiscalização no trânsito

Últimas notícias

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’

Comece pelo Porquê: o livro que todo profissional deveria ler

Com inspiração no SUS, Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação