PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

STJD aplica multa, mas libera Bruno Henrique de suspensão em caso de apostas

Siga no

Jogador está liberado para atuar pelo Flamengo no fim da temporada (Foto: Alexandre Durão)

Compartilhar matéria

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, saiu do julgamento no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com uma punição mais branda do que a inicialmente aplicada no caso de suposto envolvimento com apostas esportivas. Por 6 votos a 3, os auditores decidiram enquadrá-lo no artigo 191, inciso III, impondo apenas multa de R$ 100 mil e descartando qualquer suspensão.

A decisão reformula a penalidade definida em setembro, quando o jogador, acusado de provocar intencionalmente um cartão amarelo para favorecer apostadores em partida contra o Santos, em 2023, havia recebido 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil. O julgamento desta quinta-feira (13/11) analisou o recurso apresentado pela Procuradoria do STJD.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a absolvição parcial da pena suspensiva, Bruno Henrique está liberado para atuar normalmente. Assim, poderá reforçar o Flamengo na reta final do Brasileirão e na final da Libertadores, marcada para 29 de novembro, em Lima, diante do Palmeiras.

Da investigação

A apuração teve início em novembro de 2024, quando a Polícia Federal deflagrou uma operação de busca e apreensão relacionada ao caso. No celular de Wander, irmão de Bruno Henrique, foram encontradas conversas que, segundo os investigadores, indicavam que o jogador pretendia receber um terceiro cartão amarelo. Ele já estava pendurado com dois.

As apostas registradas por familiares e pessoas próximas ao atleta, especificamente relacionadas ao cartão de Bruno Henrique naquele jogo, chamaram a atenção das casas de apostas pelo volume acima do normal. Isso levou à suspeita de manipulação e serviu de base para o indiciamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A investigação policial acabou repercutindo também na esfera esportiva, o que motivou a abertura do processo no STJD e resultou no julgamento concluído nesta quinta-feira.

Sobre o lance

O episódio que desencadeou toda a investigação aconteceu nos acréscimos da partida entre Flamengo e Santos, em 2023, no Mané Garrincha, em Brasília. Após cometer falta em Soteldo, o atacante recebeu cartão amarelo e, em seguida, avançou para cima do árbitro Rafael Klein. As reclamações resultaram na expulsão.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Em ‘dia de Messi’, Argentina vence a Áustria e se classifica na Copa do Mundo

Cruzeiro fará dois amistosos durante pausa para a Copa do Mundo; veja adversários

Messi marca contra a Áustria e se isola como maior artilheiro da história da Copa 

Cruzeiro promove sete jovens da base para reapresentação na temporada; saiba quem são

‘La Mano de Dios’: gol de mão de Maradona contra a Inglaterra completa 40 anos

Sem Alisson, Brasil treina com Neymar e Ancelotti prepara time para a Escócia

Últimas notícias

Moraes autoriza defesa de Bolsonaro a acompanhar depoimento sobre arma

Rod Stewart passa mal, usa oxigênio e faz questão de terminar show sentado nos EUA

EUA e Irã negociam acordo de paz na Suíça

Hollywood perde produções para outros países

República Tcheca e a revolução sem guerra na Europa

Excelência não garante visibilidade na era digital

Classe média perde espaço no mercado imobiliário

Avaliação do governo Lula permanece estável em junho de acordo com pesquisa Ipsos-Ipec

GAC lança rival do BYD Dolphin no Brasil