O Departamento de Matemática da UFMG atualizou as probabilidades de título e de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após a realização dos jogos adiados. Com a nova projeção, o Flamengo assumiu a condição de principal favorito à taça, enquanto o Palmeiras perdeu força na disputa.
A goleada do time carioca por 5 a 1 sobre o Sport, no Recife, fez a probabilidade rubro-negra de título saltar de 43,7% para 72%.
O Palmeiras, que era o principal candidato segundo a projeção anterior, viu sua situação se inverter depois de duas derrotas seguidas como visitante: 2 a 1 para o Mirassol e 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. Com isso, a chance de título palmeirense caiu de 54,6% para 26,6%.
O Cruzeiro, terceiro colocado na tabela, aparece com 1,4% de probabilidade de conquistar o campeonato, levemente abaixo dos 1,7% anteriores.
Confira qual time tem mais chances de levar o Brasileirão
Z-4 tem mudança e primeiro rebaixado definido
Na parte de baixo da tabela, o Sport segue sendo o único time já rebaixado para a Série B de 2026. A derrota para o Flamengo, somada à campanha já muito abaixo das demais equipes, tirou qualquer chance matemática de permanência na elite.
A vitória do Santos sobre o Palmeiras também mexeu diretamente na zona de rebaixamento. O Peixe chegou a 36 pontos, deixou o Z-4 e empurrou o Vitória, que permanece com 35, para a faixa crítica. Além de estar um ponto à frente, o Santos tem uma vitória a mais, primeiro critério de desempate.
A escorregada do Atlético diante do Bragantino nesse domingo (16/11) não eliminou completamente o fantasma da série B para os alvinegros. Segundo a UFMG, o Galo ainda tem 0.0191% de chances de ser rebaixado.
