Usuários do metrô de Belo Horizonte estão enfrentando uma manhã caótica nesta quarta-feira (19/11). Com estações e trens lotados, os passageiros precisaram se espremer para chegar ao trabalho.
Imagens enviadas pelo ouvinte Bruno Barros, da 98, mostram as dificuldades dos usuários para embarcar na estação Vilarinho. Ele trabalha no Eldorado e precisa encarar todo o trajeto do metrô para chegar ao emprego.
“Estou desde 7h30 da manhã esperando o metrô sair aqui da Estação Vilarinho. Ele só vai sair agora, com intervalo de 22 minutos. A estação está um caos, o metrô também”, disse ele à reportagem, por volta de 8h20.
Às 8h40, segundo ele, o trem ainda estava parado na estação São Gabriel, quatro depois da Vilarinho. “Nem o funcionário da Metro BH conseguiu embarcar. Parece que vamos ter que fazer baldeação na estação Central ainda”, contou.
Em dias normais, Bruno leva cerca de 50 minutos para chegar ao trabalho. “Hoje, pelo jeito, serão mais de duas horas”, lamentou.
A Metrô BH, concessionária que administra o transporte por trens em Belo Horizonte, informou no início da semana que seriam realizados alguns ajustes na operação entre os dias 19 e 23 de novembro devido a obras de revitalização da via permanente e implantação do novo sistema de sinalização de trens.
De acordo com a concessionária, nos horários de pico (das 5h15 às 8h30 e das 16h30 às 19h) o intervalo entre as viagens é de 22 minutos. Para reduzir o tempo de viagem no trecho entre Eldorado e Central, a empresa disse que iria disponibilizar trens extras, garantindo intervalo de 11 minutos nesse percurso.
Já os passageiros que embarcarem na estação Eldorado e desejarem seguir para estações entre Santa Efigênia e Vilarinho deverão desembarcar na Estação Central e aguardar o próximo trem. A empresa orientou que os usuários observem o letreiro acima do para-brisa antes de embarcar e afirma que avisos sonoros e equipes de apoio estarão presentes para orientar os clientes.
A Rede 98 procurou a empresa para obter um posicionamento sobre a superlotação registrada na estação Vilarinho nesta quarta-feira e aguarda o retorno.
