As chuvas que atingiram a Belo Horizonte e a região Metropolitana entre a manhã de segunda-feira (1º) e a manhã desta terça (2/12) resultaram em um grande volume de chamadas relacionadas a quedas e riscos envolvendo árvores. O Corpo de Bombeiros contabilizou, no período, 62 acionamentos para vistorias, cortes preventivos e remoção de árvores caídas.
No bairro Esplanada, uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação de média tensão na Rua Vinte e Oito de Setembro, próximo à antiga UPA Leste, em Belo Horizonte. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estão no local realizando o corte e a remoção da árvore. A Cemig também foi chamada para fazer o desligamento da rede elétrica e permitir que os trabalhos sejam feitos com segurança.
Ao todo, foram 34 solicitações de vistoria por risco de queda, sendo 25 somente na capital. Em relação a cortes de árvores com risco iminente, foram 2 ocorrências, ambas em Belo Horizonte.
Já as quedas de árvores se dividiram entre diferentes cenários: 12 em vias públicas (5 em BH), 4 sobre veículos (todas na capital) e 10 sobre residências, das quais 8 ocorreram em Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros destaca que uma única chamada pode envolver mais de um tipo de ocorrência.
O aumento dos acionamentos coincide com o avanço das chuvas sobre a cidade. Segundo dados da Defesa Civil de Belo Horizonte, entre as 18h de segunda e 6h desta terça-feira, os acumulados chegaram a 31,6 mm na região Oeste, a mais afetada no período.
As regiões Nordeste e Norte registraram 24,6 mm, enquanto a Pampulha teve 10,4 mm e o Centro-Sul, 15,2 mm. A média climatológica de dezembro para Belo Horizonte é de 339,1 mm, e alguns pontos da cidade já registram mais de 10% desse volume apenas nas primeiras horas do mês.
No acumulado de dezembro até 6h desta terça, a região Oeste permanece com o maior índice, 40,2 mm, seguida pela Leste, com 30,4 mm, e Centro-Sul, com 25,5 mm. Venda Nova soma 14,2 mm, e o Barreiro, 15,3 mm.
A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e reforça que a população deve acionar os bombeiros sempre que identificar árvores inclinadas, ameaçando cair ou já caídas, especialmente após períodos de chuva intensa.
