PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Chuva derruba árvores e bombeiros atendem mais de 60 chamados na Grande BH

Siga no

O Corpo de Bombeiros contabilizou, no período, 62 acionamentos para vistorias, cortes preventivos e remoção de árvores caídas (Reprodução/Redes sociais)

Compartilhar matéria

As chuvas que atingiram a Belo Horizonte e a região Metropolitana entre a manhã de segunda-feira (1º) e a manhã desta terça (2/12) resultaram em um grande volume de chamadas relacionadas a quedas e riscos envolvendo árvores. O Corpo de Bombeiros contabilizou, no período, 62 acionamentos para vistorias, cortes preventivos e remoção de árvores caídas.

No bairro Esplanada, uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação de média tensão na Rua Vinte e Oito de Setembro, próximo à antiga UPA Leste, em Belo Horizonte. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estão no local realizando o corte e a remoção da árvore. A Cemig também foi chamada para fazer o desligamento da rede elétrica e permitir que os trabalhos sejam feitos com segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao todo, foram 34 solicitações de vistoria por risco de queda, sendo 25 somente na capital. Em relação a cortes de árvores com risco iminente, foram 2 ocorrências, ambas em Belo Horizonte.

Já as quedas de árvores se dividiram entre diferentes cenários: 12 em vias públicas (5 em BH), 4 sobre veículos (todas na capital) e 10 sobre residências, das quais 8 ocorreram em Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros destaca que uma única chamada pode envolver mais de um tipo de ocorrência.

O aumento dos acionamentos coincide com o avanço das chuvas sobre a cidade. Segundo dados da Defesa Civil de Belo Horizonte, entre as 18h de segunda e 6h desta terça-feira, os acumulados chegaram a 31,6 mm na região Oeste, a mais afetada no período.

As regiões Nordeste e Norte registraram 24,6 mm, enquanto a Pampulha teve 10,4 mm e o Centro-Sul, 15,2 mm. A média climatológica de dezembro para Belo Horizonte é de 339,1 mm, e alguns pontos da cidade já registram mais de 10% desse volume apenas nas primeiras horas do mês.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No acumulado de dezembro até 6h desta terça, a região Oeste permanece com o maior índice, 40,2 mm, seguida pela Leste, com 30,4 mm, e Centro-Sul, com 25,5 mm. Venda Nova soma 14,2 mm, e o Barreiro, 15,3 mm.

A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e reforça que a população deve acionar os bombeiros sempre que identificar árvores inclinadas, ameaçando cair ou já caídas, especialmente após períodos de chuva intensa.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Queda de poste interdita Avenida Silviano Brandão e causa retenções na região Leste de BH

BH amanhece com chuva e possibilidade de queda de granizo nesta terça-feira

CMBH aprova multa para uso de maconha em espaços públicos

Denúncia contra Lucas Ganem chega à Câmara de BH e abre caminho para possível cassação

Feriados 2026 em BH: quantos feriadões você vai poder aproveitar no ano?

Justiça condena plataforma de entregas por excluir motoboy em Minas

Últimas notícias

Leoa que atacou jovem em zoológico recebe cuidados e não será sacrificada

Operação mira fraude fiscal em atacadistas e redes de supermercados mineiros

Cassação de Carla Zambelli deve ser analisada nesta terça pela CCJ

Cuello se recupera de lesão e volta à ficar a disposição do Atlético

PSDB deve acionar a Justiça contra Lula após pronunciamento em rede nacional

Atlético ainda tem chances, mas depende de cinco times para terminar no G-8 do Brasileirão

Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes ganha novas datas de passeio

Neiser Villarreal é oficialmente anunciado como reforço do Cruzeiro

Ambev investe R$ 1,3 bilhão em Minas com foco em cervejas premium