PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PBH inicia vacinação de gestantes contra bronquiolite em recém-nascidos

Siga no

O imunizante, que protege os bebês contra a bronquiolite nos primeiros meses de vida, estará disponível nos 153 centros de saúde da capital (PBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte começa nesta sexta-feira (5/11) a aplicar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. O imunizante, que protege os bebês contra a bronquiolite nos primeiros meses de vida, estará disponível nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em cinco postos extras. Os endereços e horários podem ser consultados on-line.

O VSR é o principal responsável pela bronquiolite em recém-nascidos. Somente em 2025, a rede SUS-BH registrou 3.417 solicitações de internação pela doença, sendo 2.438 em crianças com menos de 1 ano, o equivalente a 71,3% dos casos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A vacinação das grávidas garante proteção ao bebê durante a gestação e até os primeiros seis meses de vida. Nossa expectativa é reduzir de forma considerável o número de internações por questões respiratórias entre as crianças”, afirma a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Aplicada em dose única, a vacina deve ser tomada a cada gestação. A PBH reforça que as gestantes também têm à disposição outros imunizantes no SUS, como os contra gripe, covid-19 e a dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. “Essa é uma oportunidade de as grávidas, ao irem se vacinar contra o VSR, atualizarem o cartão de vacinação, caso haja doses em atraso. Para isso, é fundamental levar a caderneta”, destaca a subsecretária.

A aquisição da vacina é feita pelo Ministério da Saúde, que define o público-alvo. A distribuição aos municípios cabe ao governo estadual, e a aplicação das doses, à Secretaria Municipal de Saúde.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para receber o imunizante, a gestante deve apresentar documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal, exames ou relatórios médicos. Também é solicitado documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Prefeitura de BH suspende licitação para estudos e projetos do BRT Amazonas

Bar Estabelecimento, em BH, inaugura espaço cultural com exposição fotográfica

Audiência na CMBH discute futuro de terceirizados da educação e pressiona MGS sobre demissões

Guia de Natal Rede 98: vejas as atrações gratuitas nas ruas, praças e shoppings de BH

PBH abre inscrições para curso gratuito de desenho mecânico e metrologia

Natal BH Iluminada: Praça Sete terá Casa do Papai Noel e luzes em bairros

Últimas notícias

Bernard pede autocrítica no Atlético após campanha decepcionante em 2025

Sampaoli exige reformulação no Atlético para 2026: ‘o clube não merece isso’

Rafael Menin afirma que 2025 do Atlético foi um ‘vexame completo’ e faz promessa para 2026

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Campeonato Brasileiro de 2025

Atlético perde para o Palmeiras no penúltimo jogo do Campeonato Brasileiro

Atlético x Palmeiras registra menor público da história da Arena MRV

Fora do G-8: Atlético está matematicamente fora da briga pela Libertadores de 2026

AGU pede que Gilmar Minas reconsidere decisão sobre impeachment de ministros

Procedimento estético: veja o que vai ‘bombar’ nos consultórios em 2026