O transporte público de Belo Horizonte terá gratuidade aos domingos e feriados a partir do dia 14 de dezembro. A medida vale para todas as linhas convencionais e suplementares e faz parte do programa “Catraca Livre”, lançado durante as comemorações dos 128 anos da capital mineira.
A Prefeitura de Belo Horizonte publicará uma portaria no Diário Oficial do Município (DOM) para regulamentar o benefício.
Como vai funcionar
O embarque seguirá o fluxo normal de entrada. Os passageiros deverão utilizar o cartão BHBus para girar a catraca; o sistema fará a leitura, mas não cobrará a tarifa.
Quem não possuir o cartão também terá acesso garantido, nesses casos, o motorista liberará a catraca manualmente para a entrada do usuário.
Impacto e justificativa
Segundo dados oficiais, cerca de 190 mil pessoas utilizam os coletivos aos domingos na cidade. O prefeito Álvaro Damião ressaltou o caráter social da iniciativa.
“Pensando em quem aos domingos quer visitar um amigo ou parente e não consegue por falta de dinheiro para a passagem, em quem quer passear com a família, ir ao Parque Municipal ou à Feira Hippie e deixava de ir por esse motivo: esse foi o último domingo assim”, afirmou Damião.
