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Fernão Dias terá aumento de pedágio para viabilizar pacote de investimentos de até R$ 15 bilhões

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A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista à 98 News no programa Bom Dia, Ministro (ANTT/Divulgação)

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A rodovia Fernão Dias, que conecta Belo Horizonte a São Paulo, deverá passar por um aumento de tarifa de pedágio para suportar o pacote de investimentos previsto no processo de otimização do contrato de concessão. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista à 98 News no programa Bom Dia, Ministro.

Segundo ele, o reajuste é consequência direta da necessidade de ampliar de forma significativa a estrutura da via, que receberá entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões em intervenções.

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“A Fernão Dias tem um dos pedágios mais baratos entre todas as rodovias de Minas e de São Paulo, e isso não é condizente com a importância da rodovia”, afirmou. Ele comparou a lógica tarifária a serviços de hotelaria: “Se você ficar numa pensão, ela é mais baratinha do que um hotel cinco estrelas.”

Renan Filho destacou que o baixo valor historicamente cobrado nos pedágios resultou em falta de obras essenciais ao longo da pista. “Quando você entra em Minas Gerais, não tem obra: não tem acesso às cidades, não tem viaduto. A passagem urbana dentro das cidades é relativamente precária; em São Paulo, também”, disse.

Com a otimização do contrato, o governo prevê aplicar na Fernão Dias um volume de recursos equivalente a todo o orçamento anual do Ministério dos Transportes para obras públicas no país. O ministro reforça que, sem a revisão contratual, a rodovia poderia permanecer mais uma década sem investimentos estruturais. “Essa é uma das rodovias mais importantes do Brasil e não suportaria”, afirmou.

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O novo modelo será disputado em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. Três empresas, CCR, EPR e Arteris, concorrem ao ativo, e o governo espera um “grande desconto na tarifa proposta”. Segundo Renan Filho, o objetivo é assegurar o menor valor possível ao usuário, sem comprometer o plano de obras.

“Queremos garantir os investimentos, a segurança das pessoas e a melhoria da qualidade de vida de quem depende dessa rodovia”, disse.

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Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

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