A Prefeitura de Belo Horizonte oficializou neste sábado a retomada dos passeios turísticos na Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais da cidade. A confirmação da data foi adiantada, em primeira mão, pelo prefeito Álvaro Damião, em entrevista à 98 News.
O chefe do executivo municipal e representantes da Marinha do Brasil realizaram uma navegação de reconhecimento pelo mesmo trajeto que será adotado pelos turistas. Ainda não há data definida para o início dos passeios. A ação integra as comemorações dos 128 anos da capital, dos 99 anos da Marinha e do Dia do Marinheiro, celebrado também neste sábado.
O prefeito disse que a retomada da navegação foi planejada com critério e responsabilidade, reforçando que a atividade será segura e restrita às embarcações autorizadas: a lancha da Prefeitura, operada pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), vencedor da licitação, e as embarcações da Marinha. Nenhuma outra embarcação poderá navegar oficialmente. Segundo Álvaro Damião, a iniciativa vai permitir que moradores e turistas contemplem a lagoa de forma inédita.
O projeto piloto terá duração de três meses, com operação de quinta a domingo e três saídas diárias entre 8 da manhã e 5 da tarde. Cada passeio terá aproximadamente uma hora, incluindo embarque, navegação e desembarque. O catamarã utilizado comporta 30 passageiros sentados.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, vai atuar em parceria com a Prefeitura no ordenamento do tráfego de embarcações e fiscalização das normas de segurança. A PBH alega que servidores municipais foram capacitados para garantir que todas as operações ocorram de maneira segura, respeitando regras de navegação, limites de capacidade e proteção do patrimônio natural e cultural.