PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Morre Lúcia Pacífico Homem, ex-deputada estadual, aos 90 anos

Siga no

Referência histórica na defesa dos direitos do consumidor em Minas Gerais, Lúcia teve atuação marcante na política e em movimentos sociais ao longo de décadas (

Compartilhar matéria

A ex-deputada estadual Lúcia Maria dos Santos Pacífico Homem, natural de São Gotardo, na região do Alto Paranaíba, faleceu nesta sexta-feira (19/12). Referência histórica na defesa dos direitos do consumidor em Minas Gerais, Lúcia teve atuação marcante na política e em movimentos sociais ao longo de décadas.

O velório será realizado hoje, na Sala Aquarius do Funeral House, em Belo Horizonte, até 13h30. O sepultamento está previsto para as 15h30, no Cemitério Bom Jesus, em Congonhas, na Região Central do estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fundadora e presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), Lúcia Pacífico também chegou a presidir a Confederação Nacional das Donas de Casa e Consumidores.

Teve papel relevante na Assembleia Nacional Constituinte, onde ajudou a sustentar uma emenda popular em defesa dos direitos do consumidor, contribuindo para o fortalecimento da legislação brasileira na área.

Na vida pública, atuou como vereadora de Belo Horizonte por dois mandatos. Técnica em odontologia social, coordenou o Plano Incremental de Tratamento Dentário em escolas da rede pública estadual, ampliando o acesso à saúde bucal para estudantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Lúcia Pacífico assumiu mandato como deputada estadual durante a 15ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 2003 e 2007, consolidando uma trajetória política marcada pelo engajamento social e pela defesa do consumidor.

Em nota, o PSDB de Minas Gerais lamentou o falecimento de Lúcia Pacífico e relembrou a trajetória dela, marcada pelo compromisso público. “O PSDB se solidariza com familiares, amigos e todos que conviveram com Lúcia, reafirmando nosso reconhecimento à sua contribuição e ao legado que deixa na vida pública”, disse a sigla.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Após cassação, Eduardo Bolsonaro diz que perda do mandato é ‘medalha de honra’

PF mira deputados do PL por suspeita de desvio de cota parlamentar

Polícia Federal encontra documentos no Palácio da Alvorada e pede ao STF para interrogar Bolsonaro

Hugo Motta cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer fisioterapia na prisão

‘Se tiver filho meu metido nisso, será investigado’, diz Lula sobre fraude no INSS

Últimas notícias

Retrospecto de 2025: que memória vamos levar do ano?

Galípolo sinaliza juros e mercado reage; Lula fala em estatais

Dor de cabeça e álcool: por que acontece e como evitar nas festas de fim de ano

Avião tomba ao fazer pouso forçado no Aeroporto da Pampulha nesta sexta

Procedimentos esteticos no verão: o que é proibido e o que funciona

Melhores do ano da 98: vote nos momentos mais marcantes de 2025!

Patrick deve voltar aos gramados em breve após sofrer lesão na lombar

Iron Maiden esgota ingressos no 1º dia de venda geral e anuncia data extra em São Paulo no ano que vem

Melhores do ano 98: vote na melhor música de 2025!